Qual o significado da estrela de quatro pontas?

Perguntado por: cportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Quatro pontas: A estrela de quatro pontas simboliza o nascimento do menino Jesus; chamada de "Estrela de Belém" foi a responsável por guiar e conduzir os três Reis Magos até Belém para adorarem o menino.

Embora esféricas, as estrelas são representadas, geralmente, com pontas ou com um feixe de raios. O pentagrama comporta cinco pontas que, ligadas entre si, formam um pentágono, ao passo que, quando ligadas de duas em duas, representam uma estrela de cinco pontas, ou um pentáculo.

Estrela de seis pontas formada por dois triângulos equiláteros, dos quais um está com a ponta para cima e o outro invertido, o hexagrama constitui um dos símbolos mais universais em todo o Mundo, tendo pertencido às tradições centro-americanas, hindus e à simbologia hebraica, cristã e muçulmana.

Para os cristãos, Estrela de Belém simboliza a chegada de Jesus.

Estrela de Belém

A narrativa bíblica conta que Jesus nasceu em Belém. Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém ou Estrela Guia e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.

A primeira pista é uma profecia do Velho Testamento, segundo a qual “uma estrela virá de Jacó e um cetro se erguerá de Israel”. Segundo o pesquisador, muito da literatura judaica nos séculos dos Evangelhos interpretava essa referência a “estrela” e “cetro” como metáfora para um rei messiânico.

Pode simbolizar a união dos Quatro Elementos (Terra, Água, Fogo e Ar) ao Quinto Elemento, a Quintessência, ou Princípio Vital; Simbolizaria também o ser humano, com os dois pés (as pontas inferiores) plantados no solo, os braços abertos em louvor (as pontas intermediárias) e a cabeça voltada ao céu (a ponta superior).

Pentagrama e a Estrela de Davi
O pentagrama se assemelha a uma estrela de cinco pontas. Era utilizado como símbolo de diversas religiões e doutrinas esotéricas, enquanto a Estrela de Davi visualmente possui seis extremidades, caracterizada por ser um símbolo típico da cultura judaica.

Estrela D'alva (Umbanda) – Acervo Coralusp.

Enquanto na “Estrela de Davi” os triângulos são sobrepostos, no “Selo de Salomão” os triângulos são entrelaçados. A “Estrela de Davi”, por sua vez, simboliza a Proteção, a União do feminino e do masculino, a União dos opostos, bem como a Ligação entre o Céu e a Terra.

Já para a religião hebraica, a estrela de cinco pontas aparece nos livros do Pentateuco e representa a verdade. Enquanto isso, para os hindus e budistas, o símbolo costuma aparecer na arte tântrica, representando a perfeição.

A estrela verde. A cor do sentimento da esperança. E quando olharam para a Terra, a estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.

Muito associada ao judaísmo, a estrela de Davi não é um amuleto exclusivo entre os judeus e, não é nada incomum encontrá-la entre cristão e até mesmo entre praticantes de religiões de matrizes africanas.

O Significado da Estrela de Davi
Há referências que dizem que ela já aparecia na Índia 4.000 anos a.c. Porém, a teoria mais famosa, é que ela deriva do hebraico Magen Davi que significa “escudo de Davi”, por ter sido utilizada como símbolo nos escudos dos guerreiros do exército de Davi, para atrair a proteção divina.

Essa estrela recebeu o nome de Estrela de Belém e o seu brilho intenso foi uma forma de representar que Jesus seria a luz do mundo.

Sirius

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius é uma estrela do tipo A — ou seja, é muito mais quente que o Sol e tem temperatura superficial de aproximadamente 9.400 ºC, enquanto a do Sol fica em cerca de 5.500 ºC. Ela tem pouco mais de duas massas solares e emite 26 vezes mais energia do que nosso astro.

O Cruzeiro do Sul é uma das mais importantes constelações presentes no céu do Hemisfério Sul. Chamada também de Crux, a constelação Cruzeiro do Sul é identificada pelo padrão de estrelas (asterismo) que aparecem no formato de cruz, razão pela qual a constelação ganhou esse nome.

A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã. A estrela aparece apenas na história da natividade do Evangelho de Mateus, no qual os astrólogos são orientados a viajar para Jerusalém.

[ Astronomia ] O mesmo que estrela da tarde.