Qual o significado da Estática?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A Estática é a parte da mecânica que estuda os corpos que não se movem ou se movimentam em aceleração constante. Ela estuda as condições nas quais as forças atuantes sobre um corpo se equilibram. De acordo com a Segunda Lei de Newton, quando todas as forças de um sistema se equilibram, sua aceleração é nula.

Um caractere plano / estático geralmente é encontrado em um papel de apoio, mas nem sempre. Um protagonista pode ser plano ou estático se eles não possuírem uma personalidade totalmente dimensional e não evoluem ou mudam ao longo da história.

Como exemplo de equilíbrio estático, podemos citar o que acontece com pontes, prédios e até mesmo uma pessoa. O centro de gravidade é a região onde se aplica a resultante das forças que agem sobre o corpo, ou seja, concentra a força de gravidade atuando sobre ele.

A estática é uma área da Mecânica em que procuramos estudar as condições sob as quais podem ocorrer situações de equilíbrio em um sistema físico. Por sistema físico podemos entender desde uma partícula material (corpos de dimensão desprezível) até sistemas que envolvem vários corpos rígidos.

14 antônimos de estático para 2 sentidos da palavra. O contrário de estático é: 1 dinâmico, ativo, agitado, inquieto, móvel, enérgico, movediço, irrequieto, mexediço.

Equilíbrio estático: quando o corpo em equilíbrio está em repouso; Equilíbrio dinâmico: quando o corpo está em movimento uniforme, ou seja, com velocidade constante.

1. Firme e duradouro. 2. Bem assente, fixo, sólido.

O trabalho estático é aquele que para manter determinada posição exige contratação contínua dos músculos. Exemplos são os músculos dorsais e das pernas para manter a posição de pé e músculos dos ombros e pés para manter a cabeça inclinada para frente (LIDA, 1990, p. 83).

A palavra estática refere-se a algo que é fixo, que não se move ou muda de forma alguma.

Trata-se do acumular no organismo, de uma carga elétrica que aumenta, até dissipar para outro objeto ou corpo com carga neutra ou carga oposta. Quando a descarga ocorre sentimos esse choque elétrico, com ou sem estalidos e luzinhas.

A eletricidade estática é gerada pelo atrito do colchão com o corpo. Ela, por sua vez, eleva a produção do hormônio cortisol. O cortisol é muito importante no nosso dia a dia, especialmente para lidarmos com situações de pressão, mas é prejudicial ao sono.

A eletricidade estática é um fenômeno científico que acontece quando os elétrons fluem entre dois corpos diferentes que foram aproximados ou tocados, gerando um excesso de cargas elétricas negativas na superfície de um dos corpos, até que elas sejam descarregadas em um corpo eletricamente neutro.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.

A força estática é aquela em que não há encurtamento das fibras musculares, portanto, não há movimento, ou seja, o comprimento muscular não varia durante a tensão. Há, porém, um aumento do tônus muscular, provocando um aumento da tensão muscular. Há dois tipos de tensões: ativas e passivas.