Qual o significado da dança para os evangélicos?

Perguntado por: zmota4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A dança também é uma forma de adoração, uma atitude de gratidão e regozijo. Não importa onde você dança, no quarto, na sala, em um momento de confraternização, na igreja… Se Deus for o foco, se Deus for o motivo, se Deus for o centro, você não está pecando.

O Ministério de Dança assim como qualquer outro, possui três propósitos principais: adoração, ministração da palavra e evangelização. Você já se perguntou qual a diferença entre dançar e adorar?

Ministrar com danças é isso, é adorar a Deus através de nosso corpo, é colocar todo nosso amor em passos e movimentos, é uma adoração que começa no coração e reflete no corpo, mas que vai muito além dele, pois você se torna um instrumento nas mãos do Senhor, e quando você entrega o seu melhor a Ele, você atrai a ...

Lucas 15:25. Além desses exemplos, podemos ver outras passagens em que a dança é citada na Bíblia: “Louvai ao Senhor com danças.” Salmos 150:4.

A dança estabelece limites usando movimentos, estruturando a personalidade e a socialização, pois leva o indivíduo a vivenciar e refletir sobre o meio em que vive e sua relação com o meio e a sociedade.

Nos textos bíblicos, encontramos a dança como expressão de alegria, de festa, de convívio e de adoração a Deus. Não distante de nossa infância, quando, de forma natural e orgânica, ela também brotava em nossas brincadeiras infantis e nos aproximava e nos conectava com outras crianças.

A própria história diz que a dança originou-se no âmbito sagrado e a Bíblia nos confirma isso quando Deus ao criar o homem (Gn 1:27) deu-lhe toda a sabedoria para quando, tomado pelo Espírito Santo, Davi dançou em gratidão a Deus , louvando-O e glorificando-O com danças (II Sm6:14).

Por que Davi dançava tanto durante a entrada da Arca? Porque ele estava tendo o gozo da alma. Esse estado de espírito não é nada comum, porque vai além da alegria que sentimos quando estamos em família, com amigos, numa viagem, numa festa ou até num evento como o nascimento de um filho.

A dança da espiritualidade encontra todos os ritmos e passos. Pode ser em roda, sozinho ou em pares. A música pode ser suave ou forte, expansiva ou meditativa. A experiência pode trazer alegria ou introspecção.

Nosso alvo deve ser atrair as pessoas e não sermos atraídos por elas. Por isso tudo deve ser feito tendo como base a oração e a palavra de Deus, é importante orar pedindo sabedoria e discernimento para transmitir a mensagem de forma correta e agradável ao Senhor.

O ato de dançar se tornou tão necessário ao homem, quanto seu religar-se ao divino, sendo assim o encontro dessas duas necessidades em um só momento – dançar para o divino e/ou dançar o que é divino instiga a pensar os lugares nos quais esse encontro seria possível, diante de uma sociedade moderna, em crise na ...

Shiva

Nataraja, em sânscrito: “Senhor da Dança”, é a dança pela qual o deus hindu Shiva criou o cosmos.

A adoração envolve profundo amor e respeito. Adorar significa expressar honra a Deus por meio da devoção e reverência genuína.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.