Qual o significado da cruz com pano vermelho?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

São símbolos da proteção que o Direito Internacional confere aos doentes e feridos, assim como aos que prestam assistência, durante um conflito armado.

A cruz representa a nossa história de dor: são as doenças, a morte que nos visita quando menos esperamos de maneiras tão diversas, a perda do emprego, a traição dentro da família, etc. O cristão, porém, carrega a sua cruz de maneira diferente. A sua cruz só tem sentido se, como a de Jesus, for carregada com amor.

O Branco significa o desejo de paz e de pureza d`alma exigida pela rígida moral religiosa e de costumes vigentes nos redutos, onde as 'virgens' representavam papel primordial na organização cabocla.

Conhecido como Santo Sudário ou o Sudário de Turim - é na catedral do local que a peça fica - muitos acreditam que é a tela que se colocou sobre o corpo de Jesus Cristo quando foi enterrado.

Temos, assim, que o branco é a cor da representação da divindade, enquanto o Inferno surge associado ao escuro e negro, que se contrapõe à claridade de cristal que emana das árvores brancas.

“A CRUZ VERMELHA é um símbolo internacional reconhecido, de uso restrito às entidades integrantes do Movimento Internacional de Cruz Vermelha e aos serviços de saúde das Forças Armadas, em obediência às convocações de Genebra e, no Brasil, ao que dispõem as leis nº 2.380, de 31 de dezembro de 1910 e nº3.

A sua missão é aliviar o sofrimento humano, proteger as vidas e a saúde das pessoas e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências. O Movimento está presente em todos os países e conta com o apoio de milhões de voluntários.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo. A sua missão é aliviar o sofrimento humano, proteger a vida e a saúde e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências.

A cruz é símbolo, no sentido mais sagrado da palavra, é um sacramental que representa, justamente, o poder sagrado do Cristo que nos liberta do poder da morte, do pecado e de toda a escravidão. A cruz é símbolo dos libertos, dos salvos e redimidos.

A cruz de Cristo é a chave que nos abre para a vida nova! Para alguns, é loucura pregarmos Jesus Cristo Crucificado; para outros, é escândalo, mas para nós é o poder, a salvação e a libertação de Deus. Em todas as nossas igrejas, capelas, casas e em tudo aquilo que nós fazemos, a cruz de Cristo deve ser estar presente.

Ao velar o crucifixo, até a Sexta-feira Santa, e as imagens dos santos, até a Vigília Pascal, a Igreja antecipa o luto pela morte de seu Senhor, incutindo nos fiéis uma mortificação à sua visão.

O branco presente no céu atrás da cruz e ainda presente no pano sobre o madeiro, simboliza que Cristo venceu a morte e ressuscitou.

Os símbolos e os sentidos simbólicos dos objetos sacros da religião Católica são imensos e complexos, contudo os objetos que serão aqui estudados são: a Cruz, o Cálice, a Ambula ou Cibório, o Ostensório e o Sacrário.

Basílica de Santa Cruz

Relíquia. Parte da cruz concedida à missão de Helena foi levada para Roma (a outra permaneceu em Jerusalém) e, segundo a tradição, grande parte dos restos mortais está preservada na Basílica de Santa Cruz da capital italiana.

O lenço dobrado tem a ver com o “amo e o servo”, e todo menino judeu conhece a tradição. Naquela época, quando um servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu amo desejava.