Qual o significado da coruja do Harry Potter?

Perguntado por: aornelas5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A coruja da deusa sussurrava em seus ouvidos os segredos da noite e lhe dava o poder de clarividência. Por esses motivos, a coruja ganhou conotação de sábia, de representar muito conhecimento e de ser sempre uma mensageira fiel.

Durante seu ingresso à escola de magia seu novo amigo, Hagrid, o presenteia com uma coruja, a Edwiges, que atua como sua mensageira. As corujas são presença constante na saga, além de Harry, todos os demais bruxos possuem a ave.

Coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo.

Hedwig

Hedwig é a coruja de Harry, que agora poderá ser sua e lhe trará tudo que for seu no dia do Correio.

Edwiges

Edwiges, a famosa coruja que Harry Potter ganhou de Hagrid em seu aniversário de 11 anos. Ao longo da mágica história criada pór J. K. Rowling, a famosa coruja branca levou e trouxe inúmeras cartas e objetos para Harry.

Embora Harry não seja um Empata-Chapéu, no livro A Pedra Filosofal, vemos que o Chapéu ficou tentado a colocar Harry na Sonserina, mas foi a aversão do garoto à Casa que fez ele ser escolhido para a Grifinória.

Edwiges

Harry Potter tem diversos parceiros ao longo do filme, como Rony Weasley e Hermione Granger. No entanto, o protagonista também tem uma ajudante implacável - a coruja Edwiges.

Harry Potter é uma exceção, já que ele passou a ter a habilidade de falar com as cobras depois de seu nascimento, quando Lord Voldmort tentou matá-lo e acidentalmente deixou uma parte de sua alma dentro de Harry, passando para ele, portanto, a habilidade de falar com as cobras.

E por último, mas não menos importante, o do nosso querido Harry Potter. Não por coincidência, o protagonista tem o mesmo Patrono de seu pai, Tiago Potter, tanto que em O Prisioneiro de Azkaban, o bruxinho acredita que vê seu pai, mas na verdade é o feitiço dele mesmo, no formato de um veado!

6 – Bicuço
Quando Draco Malfoy provocou Bicuço em O Prisioneiro de Azkaban o hipogrifo fez o que todo torcedor queria e o chutou.

Algumas espécies de corujas que ocorrem no Brasil são a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), coruja-listrada (Strix hylophila), caburé-miudinho (Glaucidium minutissimum), corujinha-sapo (Megascops atricapilla), murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana), caburé-do-pernambuco (Glaucidium mooreorum), ...

No Oriente Médio, a coruja está relacionada com a destruição, ruína e morte. Acredita-se que representam as almas das pessoas que morreram e não foram vingadas. Se ver uma coruja no caminho para a batalha prenuncia uma batalha sangrenta, com muitos mortos e feridos. Já uma coruja na casa de alguém prediz a sua morte.

Ela é citada apenas cinco vezes no livro sagrado do cristianismo, sempre com pouco destaque e em meio aos nomes de outros animais. Podemos dizer, portanto, que, segundo a religião cristã e suas relacionadas, como judaísmo e islamismo, a coruja não tem nenhum significado.

Os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte.

Expectativa de Vida em Cativeiro: aproximadamente 20 anos.