Qual o significado da cor vermelha nas bandeiras?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

O vermelho da bandeira é uma cor associada ao desafio, e também símbolo de sangue vertido numa luta histórica.

A bandeira vermelha do movimento comunista simboliza o sangue da martirização da classe operária. Bandeiras vermelhas são normalmente vistas em combinações com outros símbolos comunistas e nomes de partidos.

Vermelho é a cor do sangue, remete à guerra, conflito, luta. Também é a cor do fogo, que tem o poder de transformar. Ao mesmo tempo, é a coloração que as pessoas adquirem quando estão emocionadas e das rosas entregues em sinal de amor.

por Laís Brevilheri
A madeira do Paubrasilia echinata era usada para criar tinta vermelha – e, se daí vem o nome da nossa terra e da nossa gente, por que não temos vermelho na bandeira nacional? Basicamente, porque essa terra é cheia das suas deliciosas idiossincrasias.

O verde passou a representar as matas e a vegetação do Brasil; o amarelo representa o ouro e a riqueza do país; o azul representa a abundância das águas brasileiras e as estrelas representam o céu brasileiro no dia do golpe republicano (15 de novembro de 1889); a frase "ordem e progresso" representa a ideologia ...

A origem da cor vermelha também está associada ao desenvolvimento da extração do pigmento da cochonilha, um inseto comumente encontrado em árvores da região Mediterrânea. Com o passar do tempo, o pigmento passou a ser empregado em objetos de decoração, estátuas, louças e vestuário.

#FF0000

Ou seja, o código possui 2 dígitos para cada cor e cada cor pode ter 256 tonalidades. Nesse sentido as cores primárias ficam assim: vermelho: #FF0000.

Vermelho: Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos. Amarelo: Transmite luz, energia e calor.

Os símbolos do PT são a bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro (exceto no Rio Grande do Sul, onde a estrela na bandeira é amarela), a estrela vermelha de cinco pontas, com a sigla PT inscrita ao centro, e o hino do partido. Seus filiados e simpatizantes são informalmente denominados "petistas".

A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo. É muitas vezes interpretado como representação dos dedos das mãos dos trabalhadores, bem como os cinco continentes.

A Bandeira Vermelha é um emblema socialista e comunista associado particularmente com a esquerda revolucionária. No entanto, faz também parte da tradição social-democrata: foi um estandarte utilizado pelo Partido Trabalhista do Reino Unido, pelo Partido Socialista Francês e grupos similares em todo o mundo.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

verde - representa a vegetação brasileira; amarelo - representa o ouro e as riquezas; azul - representa o céu e os rios brasileiros; branco - representa o desejo pela paz.

As cores da bandeira foram escolhidas por d. Pedro, e o desenho da bandeira foi obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret. A inspiração do pintor francês foram bandeiras utilizadas por tropas militares francesas durante o período da Revolução Francesa e do período napoleônico.

Desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, a bandeira do Brasil Império, de formato retangular e com fundo verde, tinha no centro um losango amarelo; dentro dele, o brasão nacional. O distintivo consistia em um escudo verde, tendo ao centro a esfera armilar e a Cruz da Ordem de Cristo (em vermelho).

Art. 22. São vedados o uso da Bandeira Nacional, das Armas Nacionais, do Sêlo Nacional, assim como a execução vocal ou instrumental do Hino Nacional, sempre que não se revestirem da forma, ou não se apresentarem do modo prescrito na presente Lei.

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.

A primeira das 12 bandeiras históricas já utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.