Qual o significado da cor roxa na Bíblia?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Essas cores são frequentemente mencionadas juntas em textos antigos e têm significado simbólico e religioso até hoje. "Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.

Alguns incluem fitas nas cores dos dons do Espírito Santo. O azul representa Sabedoria, já o prata significa Entendimento, o verde é Conselho, o vermelho Fortaleza, o amarelo Ciência, o azul escuro Piedade e o roxo Temor a Deus.

Roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.

Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma.

Teresa utiliza a metáfora do castelo, com sete moradas: autoconhecimento, escuta e decisão, presença real de Deus, oração de quietude, oração de união (êxtase), enamoramento espiritual e matrimônio místico.

Essa morada se encontra em Jesus. Por conta de suas afirmações e de suas ações, a reação dos inimigos de Jesus tornou-se também cada vez mais violenta.

Onde o nosso Deus mora e habita? Ele não está nos sábios nem nos entendidos, mas nos corações pequenos, nas almas humildes, naquele que se faz pequeno. É ali que o Deus grande habita.

É apresentada no mastro encimado pela pomba, de onde partem dezenas de fitas coloridas, materializando cada um dos SETE DONS do Divino, com suas cores características: azul – SABEDORIA; prata – ENTENDIMENTO; verde – CONSELHO; vermelho – FORTALEZA; amarelo – CIÊNCIA; azul escuro – PIEDADE; roxo – TEMOR DE DEUS.

O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.

Amostra data da época dos reis Davi e Salomão, cerca de 1000 a.C. Naquele tempo, o pigmento púrpura era símbolo de alto status social, pois fabricá-lo era muito trabalhoso.

Púrpura extravagante: tecidos da época dos reis Davi e Salomão são achados em Israel (FOTOS) Pela primeira vez são encontradas evidências raras de tecidos reais tingidos de cor púrpura da Idade do Ferro, que são fabricados a partir de espécies de moluscos e frequentemente mencionados na Bíblia.

O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul. Não há consenso em relação aos tons que podem ser considerados púrpura, preferindo algumas pessoas referirem-se a magenta ou heliotropo.

O roxo é a soma do azul com o vermelho. Ele transmite sentimentos ambivalentes, como sensualidade e espiritualidade, masculino e feminino. É uma cor que nos convida à reflexão, transformação e espiritualidade. Nas roupas, o roxo pode comunicar uma sensualidade sutil, além de poder, mistério e distanciamento.

O roxo tem um alto poder de impacto que extrapola os cinco sentidos. É preciso ir além para compreendê-la melhor. O roxo está fortemente ligado à criatividade.

Historicamente a cor roxa está ligada à nobreza e a realeza, ela também pode ser associada a: espiritualidade, erotismo, cerimônia, o misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, criatividade, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.

O amarelo tem sido usado pelos reinados e impérios mais imponentes desde os tempos antigos. Os romanos usavam essa cor como símbolo de sua riqueza, pois atrai dinheiro e ilumina tudo ao seu redor, invocando compreensão e sabedoria.

A alta frequência da cor violeta faz com que ela consiga percorrer todas as células do corpo, sendo especialmente utilizada para pessoas com doenças graves, como o câncer. A violeta costuma ativar sentimentos variados, como a raiva, a mágoa e outras sensações que ficam acumuladas e quase não são liberadas.

Vermelho: força, vigor, energia, paixão, proteção divina e psíquica. Azul: tendo o céu e o mar como referências, a cor transmite calma, harmonia e paz.

Jesus vem com o Pai e o Espírito fazer em nós lugar da morada de Deus. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (João 14,23).

A primeira morada é o portal de entrada na vida espiritual
Os quatro frutos da primeira morada, que amadurecerão ao longo do nosso caminho espiritual, são a liberdade, a humildade, o desprendimento e, acima de tudo, a caridade, que é o fim e a culminação.

As terceiras moradas apontam as últimas podas fundamentais para se estar apto a ingressar na via unitiva. São partes dessas moradas espirituais um extremo desejo de não ofender a Deus de maneira nenhuma, um costume e necessidade de penitências maiores e um crescimento na oração e na caridade (amor a Deus).