Qual o significado da cor cinza na espiritualidade?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Em suma, a cor cinza é muito mais do que uma tonalidade neutra. É uma cor profundamente espiritual que simboliza equilíbrio e paz. Quando combinado com meditação, ele pode ajudar você a conectar com seu eu mais profundo e expandir sua consciência espiritual.

CINZAS, SÍMBOLO DE CONCRETA CONVERSÃO. O gesto de queimar matéria orgânica ou corpos, para retirar as Cinzas dos mesmos, é encontrado em muitas culturas e tradições religiosas. Basta voltarmos às tradições gregas ou egípcias onde encontramos o mito da famosa “Ave Fênix”.

Essa é a cor de Omulu; Cinza: Estabilidade, solidez, também pode representar elegância, mas tem seu lado mais frio, que representa a solidão e a ausência de emoções. É a cor que se usa para a pedir proteção de Exu; Branco: Paz, clareza, inocência.

Cinza: Transmite neutralidade, serenidade, sabedoria, estabilidade e descrição. É associada à cor das metrópoles. Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio. Rosa: Cor que sugere feminilidade e afeição.

A cor cinza é muito utilizada como simbolismo do equilíbrio e autocontrole. Em ambientes, é uma cor neutra, a qual traz elegância, estilo e destaque a objetos e móveis com cores mais fortes.

A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará.

Elaborado a partir do branco e do preto, em proporções iguais, o cinzento simboliza a ressurreição, mas também a dor, o luto e os estados de espírito de tristeza e melancolia.

Amarelo: ligação com boas energias, vitalidade, saúde, alegria e comunicação. Na China, simboliza sorte, poder e honra. Vermelho: força, vigor, energia, paixão, proteção divina e psíquica. Azul: tendo o céu e o mar como referências, a cor transmite calma, harmonia e paz.

No Feng Shui, o cinza é visto como uma cor que ajuda nos vínculos pessoais e também influencia na estabilidade do dia a dia. Fica ideal em paredes, mesclando cores fortes e vibrantes na decoração.

Por isso, tem a ver com a sabedoria, com o conhecimento e com o pleno controle na tomada de decisões. Como são as pessoas que gostam da cor cinza? Por ser um tom neutro, denota a capacidade das pessoas para valorizar todos os pontos de vista, permanecendo imparciais até ter clareza de qual é a posição correta.

Vestir-se com pano de saco e sentar-se nas cinzas é uma das expressões que acompanham diversas passagens proféticas do Antigo Testamento. Trata-se de um apelo de conversão profunda que desafia o coração humano – lugar mais recôndito da pessoa – a se abrir a radicais mudanças.

A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Guia de Proteção para Oxum, Protetora de Câncer
Contas nas cores: dourado, azul e branco.

Amarelo

Amarelo: irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, riso, prazer.

A cor lilás ou violeta, principalmente, são cores do divino, da fé católica e da espiritualidade.

O cinza é a cor símbolo do equilíbrio, principalmente por ser a mistura do branco e do preto. Trata-se de uma cor que também está ligada à compostura, solidez e maturidade.

Preto: expressa poder, força e luxo. Também remete a mistério e à memória emocional. Usada em empresas de moda e joalherias, por ser uma cor que desperta sofisticação, superioridade e confiança.

A cor verde está associada diretamente com saúde, natureza, esperança, vida. Lembra equilíbrio, frescor, harmonia, coisas saudáveis.

A utilização de roupas feitas de pano de saco e cinzas são utilizadas desde muitos tempos primórdios para demonstrar um período de tristeza e luto. Este período não é confortável e a pessoa expressa a dor como Honra para com o relacionamento daquele que se foi.