Qual o significado da Catrina no mundo do crime?

Perguntado por: aveloso4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Por estar relacionada ao culto à morte, a Catrina guarda como símbolo a finitude da vida em contraposição à eternidade do espírito. Uma tatuagem de Catrina denota a consciência de que a vida é uma passagem e de que, despidos da matéria, somos todos iguais.

A origem de La Catrina
La Catrina surgiu a partir da Deusa da Morte asteca, Mictecacihuatl, que guardava os ossos dos mortos para que, se fosse necessário, pudessem ser usados. Ela também presidia as festividades do Dia dos Mortos. Era casada com o Senhor do Reino dos Mortos, conhecido como Mictlantecuhtli.

La Catrina
Sua representação é política e social, simbolizando o esqueleto de uma dama da alta sociedade usando vestido e chapéu elegantes. A crítica é voltada para a população mais pobre do México, que renegou suas raízes indígenas em prol do estilo de vida europeu.

A Catrina ( La Catrina ) foi criada por Jose Guadalupe Posada no ano de 1910 e é a imagem plástica da morte mais representativa no México feita pelo artista, ilustrada com o objetivo de demonstrar que todos após a morte são iguais, todos acabam se tornando caveira, independente de raça ou posição social.

A Catrina e o Dia dos Mortos
A personagem criada por Juan Guadalupe Posada não é nada mais do que uma simples caveira. Na verdade, cria-se um retrato da sociedade mexicana através de suas ilustrações, em especial às alegrias e tristezas de um povo que vivia em profunda crise e apresentava grandes diferenças sociais.

Demônio-da-Tasmânia

Demônio-da-Tasmânia:
Símbolo do Comando Vermelho (CV). Se o Taz estiver segurando a cabeça do Chucky, significa que o bandido matou um membro da facção rival Amigos Amigos dos Amigos (ADA).

Em outubro do ano passado, foi apontada como a responsável por uma emboscada contra policiais. Nesse dia, 13 agentes morreram e nove se feriram. “La Catrina” defendia o Cartel de Jalisco Nova Geração (tradução livre) quando foi baleada no pescoço. Ela morreu no hospital horas depois, segundo a reportagem.

Mas você conhece a origem da tão famosa caveira mexicana? Ela se chama La Catrina, conhecida como a Deusa da Morte, e é representada como uma dama da sociedade, com vestes elegantes e chapéu. O nome vem do termo “Catrin”, que significa bem vestido.

José Guadalupe Posada

Originalmente chamada La Calavera Garbancera (A Caveira do Grão de Bico), a figura feminina foi criada por José Guadalupe Posada e batizada depois como La Catrina pelo pintor mexicano Diego Rivera.

Os templos gregos eram decorados com imagens da medusa para afastar os maus espíritos. Sendo assim, a tatuagem de medusa retrata tanto a beleza e sedução como a proteção contra o mal. O rosto da medusa também foi adotado como símbolo feminista pois ela foi responsabilizada e punida pelo ato sexual com Poseidon.

As tradições das máscaras e das fantasias no Dia dos Mortos servem para homenagear um ente querido falecido, enquanto que os disfarces de Halloween abordam vários temas e são, essencialmente, para divertimento próprio.

A figura da caveira mexicana, representação icônica da morte, foi desenvolvida por José Guadalupe Posada. Nascido em 1852, o gravurista e cartunista desenhava figuras de esqueletos agindo como gente comum e ajudou a consolidar a festa do Dia dos Mortos.

Claro, o tema é a morte, mas o objetivo é demonstrar amor e respeito pelos familiares falecidos. Nas vilas e cidades do México, os foliões usam maquiagem e fantasias descoladas, realizam desfiles e festas, cantam, dançam e fazem oferendas aos entes queridos perdidos. Os rituais são repletos de significado simbólico.

A caveira mexicana é um dos principais símbolos da celebração popular do Dia de los Muertos (Dia dos Mortos), uma festa tradicional no México e que homenageia as pessoas que já morreram.

Caveiras De Açúcar
Têm forma de uma caveira humana, feitas de açúcar branco em um xarope espesso, são colocadas em moldes de diferentes tamanhos e lá ficam até secar. Uma vez secas, são decoradas com açúcar cristalizado de diferentes cores, isso sem falar nos adornos.

Caveira com rosas
É um símbolo relacionado à fé, ao amor pelas raízes. A caveira com as rosas são uma metáfora da brevidade da vida em contraposição à eternidade da alma. As rosas são um símbolo de vida e beleza, mas são efêmeras e podem brotar sobre despojos mortais.

A caveira é considerada pela maioria das culturas como um dos símbolos da morte. Mas as caveiras estão longe de ter somente este sentido sombrio. As caveiras normalmente são um símbolo escolhido pelas pessoas destemidas, que não temem a morte, tampouco as batalhas da vida.

Rosa né porque a Katrina. seja. mal-me-quer automático já hoje em dia você vai lá colocar lá no Google louco tattoo Catrina sempre vai ter Rosa então é. um elemento que combinam muito com a Katrina fica muito da hora a Katrina tem um negócio meio Sombrio assim né e a Rosa daquele.

“A representação do palhaço como tatuagem é também bastante associada a condutas e crimes específicos. A tradicional interpretação das tatuagens prisionais atribui a essas figuras os crimes de homicídio, latrocínio e roubo.

Seu significado pode variar dependendo do contexto e do desenho utilizado. Em muitos casos, a tatuagem de palhaço pode ser um sinal de que o portador é um ladrão ou pertence a uma quadrilha, o que pode gerar respeito ou temor entre os outros presos.

A imagem mostra um dos chamados “irmãos Metralha”, que são personagens de histórias em quadrinhos da Disney, sobre uma motocicleta. Em seu peito, aparece o número 141812. A sequência numérica é conhecida no meio policial e utilizada para demarcação de território da facção Os Manos.