Qual o significado da botija de azeite da viúva?

Perguntado por: darruda . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

(2 Reis 4:1). Outra lição que aprendemos com essa mulher é o amor pelos filhos demonstrado na sua atitude de lutar contra a situação. O credor queria levar seus dois filhos, porém, a viúva não aceitou isso e então ela se mostra disposta a fazer o fosse preciso.

Vaso de barro de gargalo estreito e com uma asa, destinado a usos domésticos (#Jr 19.1).

A multiplicação do azeite da viúva nos traz uma lição de vida acerca do amor do Pai para com os seus pequeninos. Ele não abandona os seus servos, mas os ouve nas suas angústias. Nas horas mais difíceis Deus está preparado para atender o justo clamor dos necessitados.

“Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou.” (2 Rs 4:6). O azeite da viúva só parou de correr quando terminaram as vasilhas; se a mulher tivesse providenciado mais vasilhas, teria recebido mais azeite!

Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.

Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7).

Jezabel

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

1 Vasilha cilíndrica, de barro ou de grés, de boca estreita, gargalo curto e uma pequena asa. 2 fig Pessoa gorda.

Uma botija (também chamada de moringa, botijo e búcaro em espanhol) é um recipiente tradicional de argila porosa da Espanha, projetado para conter água. A botija tem a propriedade de, uma vez preenchida, resfriar a água que contém, atuando como um resfriador evaporativo .

1. Frasco cilíndrico de grés, de boca estreita e gargalo curto. 2. Recipiente usado cheio de água quente para aquecimento, geralmente da cama.

As utilidades do azeite na Grécia
Ele era usado para abençoar a cabeça dos reis, dos nobres, dos cardeais e de soldados vitoriosos. Na Grécia Antiga, com um pão regado ao vinho e misturado no azeite, se preparava o acrónito — o prato principal da época —, que era acompanhado por legumes, azeitonas, pescados e carnes.

E ela respondeu: " Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite." " Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite." Uma BOTIJA era um recipiente onde se ARMAZENAVA o azeite, sendo então de boca estreita, ele dificultava a sua visão e o cálculo exato de sua quantidade.

É uma forma de Deus confirmar e renovar as promessas que Ele tem na sua vida, para que você se lembre que Deus não falha e da mesma forma que ele multiplicou o azeite na vida da viúva, também o fará na sua vida. Deus irá cumprir a sua palavra e Deus também irá multiplicar farinha e azeite na sua vida.

profeta Elias

A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles. Foi um milagre! Então, o filho da viúva ficou doente e morreu, mas Elias o trouxe de volta à vida.