Qual o significado da borboleta coruja?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O padrão das asas, origem do apelido borboleta-coruja, pelo lado de dentro, é um desenho semelhante ao rosto de uma coruja, com destaque para os olhos enormes e abertos. Um mistério científico: especula-se que o padrão de olho seja uma forma de mimetismo, que confunde seus predadores.

A borboleta coruja existe somente na América do Sul. Em geral, são muito grandes, estando entre as maiores da América do Sul. Esta espécie é a maior borboleta do Brasil, com até 17 cm de envergadura, ou seja, de ponta a ponta das asas.

Mimetismo defensivo
Os animais adotam características (físicas e de comportamento) que fazem o predados evitar um ataque. Os mimetismos batesiano e mülleriano são exemplos de mimetismo de defesa. A mariposa que mimetiza os olhos de uma coruja para afastar predadores é um exemplo de mimetismo de defesa.

A borboleta-coruja (Caligo beltrao) tem esse nome por assemelhar-se à cara de uma coruja, com seus grandes olhos abertos. Isso funciona como uma defesa eficiente contra predadores.

Os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte.

São uma forte representação da metamorfose. Ver uma borboleta dentro do quarto, voando ao seu redor ou até mesmo ao pousar em você significa que está em uma jornada espiritual e mudanças estão prestes a surgir. Por isso, fique atenta aos aspectos de sua vida que precisam ser renovados.

Significado da borboleta marrom Em muitas culturas, a borboleta marrom representa a chance de uma nova vida, um recomeço. Ou seja, podem ser tempos de boas notícias e mensagens chegando em breve, então é preciso manter a mente e os olhos abertos para receber e aceitar as mudanças que estão por vir.

As coloridas levam e trazem a felicidade, a alegria e a fortuna, enquanto as pretas, quando aparecem, é interpretado como um indicativo de morte. A superstição atribui à borboleta preta uma simbologia negativa.

Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.

No Oriente Médio, a coruja está relacionada com a destruição, ruína e morte. Acredita-se que representam as almas das pessoas que morreram e não foram vingadas. Se ver uma coruja no caminho para a batalha prenuncia uma batalha sangrenta, com muitos mortos e feridos. Já uma coruja na casa de alguém prediz a sua morte.

Segundo o ditado popular, no instante em que a coruja emite o seu grito, é sinal de que alguém vai morrer. Especialista em aves de rapina explica que a presença da coruja é benéfica para o equilíbrio de roedores.

três meses

Efêmera, como a maior parte da espécie, a borboleta-coruja vive aproximadamente três meses. Mas até chegar a esta fase (entenda-se a metamorfose completa) leva cerca de 105 dias.

Popularmente conhecida como mariposa-bruxa, mariposa-negra, bruxa-negra ou bruxa, está associada à crença sobre a morte. No Brasil, acredita-se que quando uma mariposa deste tipo entra em casa ela pode trazer algum “mau agouro”, sinalizando a morte de algum morador.

A rara Adelpha herbita foi vista na maior reserva privada de Mata Atlântica do país: o Legado das Águas, no Vale do Ribeira. Quando os pesquisadores viram a borboleta incomum livre na natureza a capturaram e levaram para análise. Como o ciclo de vida da borboleta é muito curto, logo em seguida, ela morreu.

A coruja, por exemplo, tem muita procura por gente que gosta de ambientes mais sóbrios, que gostam de leitura e reflexão. A compra desses objetos também pode significar o que a pessoa deseja, como a sabedoria que a coruja retrata. E o sapo também é bem conhecido por trazer sorte", diz a lojista.

A sabedoria das Corujas!
Os gregos consideravam a noite o melhor momento para o pensamento filosófico, portanto, como a coruja é um animal noturno, era vista como um símbolo para a busca do conhecimento. Elas simbolizam a inteligência, sabedoria e mistério e podem ser encontradas nas estampas e em objetos decorativos.

“A borboleta é considerada o símbolo da transformação. Entre outros, simboliza felicidade, beleza, inconstância, efemeridade da natureza e da renovação. Os estágios desse inseto (lagarta, crisálida e borboleta) significam respectivamente vida, morte e ressurreição, ou seja, a metamorfose cristã.”

Acauã

Acauã: a ave do mau agouro
Ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão do Espírito Santo) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).

A raposa é um animal tão esperto e rápido que se um dia você ver uma, considere-se uma pessoa de sorte. A beleza e o misticismo que é associado ao animal também fazem com que a raposa seja um símbolo da boa sorte.

Móbile Coruja em metal e Olho Grego
Olho Grego é um talismã contra a inveja e o mau-olhado, é também conhecido como um símbolo da sorte e funciona contra energias negativas.