Qual o significado da bandeira do Império do Brasil?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Um aro de fundo azul com 19 estrelas brancas representava as províncias brasileiras. Sobre o escudo, estava disposta a coroa imperial. Do lado direito, havia um ramo florido de tabaco e do esquerdo, um frutificado de café, os dois principais produtos agrícolas da época.

Primeira bandeira do Brasil
A bandeira imperial tinha a cor verde dos Bragança, o amarelo dos Lorena-Habsburgo e o brasão de armas no meio do losango. A primeira bandeira do Brasil, como país independente, foi apresentada poucos dias depois do 7 de Setembro.

Assim, desde a Princesa Dona Isabel, este Brasão é o símbolo da Casa Imperial do Brasil e da Dinastia de Orleans e Bragança.

  • A COROA IMPERIAL. ...
  • O CETRO IMPERIAL. ...
  • O MANTO IMPERIAL. ...
  • A PENA DA ABOLIÇÃO.

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.

A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e a cor amarela representa os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores retratam às riquezas do país: verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz.

A décima bandeira foi a “Bandeira Imperial do Brasil”, que durou de 1822 a 1829. A primeira bandeira do Brasil independente, foi criada como pavilhão pessoal do Príncipe do Reino.

A bandeira foi modificada para a forma atual porque os governantes brasileiros não queriam ter sua imagem ligada à do governo americano.

Seu desenho fora idealizado pelo artista Jean-Baptiste Debret, por encomenda de Dom João VI, e inicialmente apresentava os ramos de cana-de-açúcar e tabaco, depois substituídos por ramos de tabaco e café. O escudo, convertido então nas Armas Nacionais, compôs também a primeira Bandeira do Brasil.

A bandeira do Brasil Imperial possui formato retangular. Com fundo verde, havia no centro um losango amarelo-ouro. No centro do losango ficava o brasão nacional (imperial). Este brasão consistia num escudo verde, tendo ao centro a esfera armilar e a Cruz da Ordem de Cristo (em vermelho).

Bandeira Provisória da República (1889)
Foi hasteada no dia da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889 e era uma cópia descarada da bandeira dos Estados Unidos. Como diz o próprio nome, bateu recorde ao ser utilizada somente durante 4 dias.

A primeira das 12 bandeiras históricas já utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.

A bandeira do Brasil Império continha o losango amarelo (em dimensão diferente) e o fundo verde. O centro do losango era preenchido pelo brasão de Armas do Império que também foi criado por Debret.

Após a proclamação da independência D. Pedro estabeleceu o verde e o amarelo dourado como as cores nacionais do Império, as cores que estão presentes na bandeira e no laço imperial, que junta os ramos de café e tabaco no brasão de armas imperial.

Os símbolos nacionais são os quatro símbolos, estabelecidos pela lei brasileira, que representam a identidade e cultura do Brasil. São eles: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional.

A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo. É muitas vezes interpretado como representação dos dedos das mãos dos trabalhadores, bem como os cinco continentes.

O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante. Não pare agora...

Na bandeira, ordem significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva. É a proteção do que é certo e bom, em todos os aspectos da vida nacional. O progresso significa o avanço natural da sociedade e das instituições como consequência da defesa da ordem.

Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.

O que é Brasão:
O brasão, também chamado de brasão de armas, é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Os brasões geralmente têm como elemento central um escudo, arma de defesa utilizada pelos guerreiros medievais.

A bandeira da Dinamarca é um dos símbolos que representam o país. Ela é chamada de Dannebrog e é a bandeira de uso contínuo mais antiga do mundo, tendo em vista que a sua adoção oficial data do século XIV. Existe uma lenda de que a bandeira caiu do céu durante a Batalha de Lindanisse, em 1219, onde hoje fica a Estônia.

Durante a classificação em bandeira preta, o comércio não essencial estará fechado, assim como cinemas, teatros, shoppings, lojas de conveniência, academias, salões de beleza, estéticas. Festas e eventos continuam proibidos.