Qual o significado da árvore Manacá?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

MANACÁ: suas flores representam as diferentes fases de uma mulher (nascem brancas, ficam rosa e depois lilases). É símbolo de generosidade e do amor incondicional.

A espécie é originária da Mata Atlântica e ocorre em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No verde da mata, os manacás formam um buquê natural em formato de árvore. São típicos da floresta ombrófila densa da encosta Atlântica.

Características do manacá da serra
Elas nascem brancas, se tornam lilases e chegam a roxas. Suas flores podem ser solitárias ou agrupadas nas extremidades da ramagem. Floresce na primavera-verão. O manacá da serra pode atingir cerca de 10 a 12 metros de altura, considerando a forma arbustiva normalmente comercializada.

A mudança de cor das flores funciona como um sinalizador para que insetos polinizadores identifiquem as flores que se abriram recentemente e que ofertam mais néctar, pelo fato de ainda não terem sido polinizadas. As sementes são dispersadas pelo vento e levam entre entre 10 e 20 dias para germinarem.

Manacá-da-serra-anão
Portanto, possui porte arbustivo de no máximo 4 metros de altura. A inflorescência apresenta as mesmas características, com flores que desabrocham brancas e tornam-se lilás, não possuem aroma, a única diferença é que a espécie arbórea floresce no verão, enquanto o manacá anão floresce no inverno.

Manacá-de-jardim
Infelizmente, a planta é altamente tóxica. Os principais sintomas de intoxicação em animais é salivação excessiva, vômitos, engasgos, tosses, falta de coordenação, letargia, tremores musculares e convulsões.

O manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) pode passar despercebido aos olhos de muita gente no dia a dia, mas quando a árvore floresce tudo muda. O colorido das flores tem dois tons. Branco e rosa se destacam em meio à área verde de floresta e até mesmo dentro das cidades.

O manacá diferencia-se das quaresmeiras principalmente pela coloração das flores, que ao abrirem são brancas, no dia seguinte ficam de cor lilás e no terceiro dia tornam-se roxo-violáceas. Já as quaresmeiras têm o centro da flor branco e este fica avermelhado depois de visitada pelo inseto que a poliniza.

Ele floresce nos meses de novembro a fevereiro e seus frutos amadurecem de fevereiro a março. É uma das espécies pioneiras de maior abundância em formações secundárias da Mata Atlântica.

Mas, o que muita gente ainda não sabe é que existem 4 tipos de manacás. O nome científico desta árvore pioneira é Tibouchina mutabilis e “mutabilis” significa Mutável.

Os frutos do Manacá da Serra são ovalados e quando maduros (secos) soltam grande quantidade de sementes que são minúsculas, quase que um pó. Existem outras espécies de Tibouchina que produzem flores que mudam de cor, mas a que mais se destaca é a T. mutabilis e que é a mais propagada também.

acontece esse processo muita das vezes é exatamente por falta de água no vaso ela requer um pouco mais de rega. né então vocês podem ver aqui que ela vem com o solo. preparado já para esse momento que ela tá aqui nesse vazio só conforme o dnit vai regando. essa terra vai perdendo as suas propriedades.

Muito provável que seja excesso de água ou irrigação logo depois do adubo não seguindo recomendações. Diminua a quantidade de regas e realize uma pode de manutenção dos galhos com as folhas amarelada.

Floresce de novembro a fevereiro; em março surgem pequenos frutos duros, semelhantes a coquinhos, que portam sementes finas como grãos de areia. A germinação por sementes é trabalhosa, prefira a propagação por estacas ou compre logo uma muda, facilmente encontrada em casas de jardinagem.

oito anos

Além de dispersar muitas sementes, a árvore é uma das primeiras a germinar quando surgem clareiras na floresta, porque precisa de bastante luz para se desenvolver – por isso, é chamada de espécie pioneira. Isso acontece relativamente rápido e sua vida é “curta”, durando apenas de sete a oito anos.

Rega: Mantenha o solo sempre úmido, mas sem encharcar. Caso queira transferi-la de local, após o plantio regue 3 vezes por semana, ao atingir a idade adulta (com cerca de seis meses), uma rega por semana é suficiente. Substrato: Prefere solos férteis, ricos em composto orgânico.

As podas devem ser realizadas depois da época da floração. Corte sempre próximo de onde floresceu. Caso você deixe a ponta onde já houve floração, não voltará a florescer. As podas podem ser realizadas também para conter o crescimento do manacá.

O manacá-da-serra é uma planta que gosta de muita luminosidade e umidade, se adaptando melhor aos jardins. Porém, se você mora em um apartamento ou sua casa não possui uma área externa, uma boa opção é cultivar a espécie em uma varanda ou em um ambiente que pegue bastante luz do sol.