Qual o significado da árvore dos caçadores de lendas?

Perguntado por: hbelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A árvore era o equilíbrio do mundo e abrigava em meio às suas raízes a Fonte do Saber. Impressionado com a árvore e seus poderes, Wotan pediu a seu guardião, Mimir, permissão para beber da água da fonte, pagando como preço um de seus próprios olhos.

Diz a lenda que no século passado, um júri popular, na sua primeira atuação, condenou à morte dois escravos que teriam assassinado seu dono. Os escravos foram enforcados nesta árvore, e ainda hoje, é possível escutar, quando o vento agita as folhas, os seus gemidos.

Dizia-se que quando Jesus nasceu as árvores floresceram; daí que se dê destaque aos pinheiros, árvores que estão verdejantes todo o ano e simbolizam na perfeição a vida nova e de esperança.

A Árvore da Vida significa a busca por força de viver. É um símbolo que atravessa gerações. Desde culturas ocidentais, como celtas, gregos, romanos, persas, até culturas orientais, como a chinesa e a japonesa, o significado da Árvore da Vida se mantêm o mesmo: vitalidade, força e a capacidade de vencer desafios.

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

No Budismo, a árvore da vida é representada pela árvore Bodhi, local onde Buda recebeu uma iluminação.

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

manchineel

A árvore manchineel é uma das plantas terríveis já encontradas na Terra. Mesmo entrando em contato apenas com a casca ou as folhas, deixa queimaduras graves na pele de uma pessoa, e comer qualquer uma de suas frutas perfumadas é uma escolha potencialmente letal.

Também é conhecida como Macieira da Areia ou Macieira da praia - mas árvore da morte é o apelido que melhor descreve a realidade. Sua seiva leitosa contém forbol, um componente químico perigoso. Só de encostar na árvore, sua pele pode ficar horrivelmente queimada.

Diz a lenda do lugar que o local serviu de moradia para um casal de índios que não tinha onde morar e que era muito unido. Passado um tempo, o casal morreu e foi quando os troncos das árvores se entrelaçaram. Desde então o casal que se beijar em baixo desta árvore, terá o amor eternizado e nunca mais se separará.

A árvore de de Natal era a árvore da vida. As antigas culturas pagãs cultuavam as árvores sagradas como verdadeiras patriarcas, como entidades de grande sabedoria, pois as ávores viviam por muitos anos. A árvore também possui significado de estabilidadde, força, união e alimentos.

Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém. Montar um presépio em miniatura em baixo da árvore e pendurar os sinos, que representam o anúncio do nascimento de Jesus também faz parte dos costumes cristãos.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

As árvores expandem sua copa até o céu e mergulham suas raízes no solo, universalmente são tidas como símbolo da vida e portanto são uma representação simbólica do psiquismo humano. Uma árvore que possua poucas raízes e muitos ramos, facilmente pode ser arrancada, derrubada, desarraigada.

Qual o significado da árvore da vida? Na verdade, trata-se de um símbolo sagrado que tem como significado a criação, fecundidade e imortalidade, ou seja, que remete muito com a figura das árvores, que espalham suas sementes para gerar novas vidas vegetais e, a partir disso, se tornam imortais.