Qual o significado da aliança de prata?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Mas tradicionalmente, a aliança de compromisso ou anel de namoro é de prata. A cor prata representa o novo e algo que ainda não é sólido ou tradicional. Como o namoro ainda é uma fase de conhecimento do casal, em que as duas pessoas não proferiram votos de amor eterno, a aliança é de prata.

Tradicionalmente o uso de alianças é para os casais que estão noivos ou casados, mas agora cada vez mais casais jovens e na fase do namoro optam por usar alianças de prata, firmando ainda mais esse compromisso.

Sendo assim, a forma mais fácil de entender é: Aliança na cor prata e mão direita: namoro. Aliança dourada na mão direita ou anel solitário na mão esquerda: noivado.

Namoro ou noivado
Segundo a tradição, os anéis que simbolizam o namoro devem ser colocados no dedo anelar da mão direita. Para simbolizar esse compromisso, Alianças de Prata são as mais indicadas.

Sendo assim, por se tratar de uma joia usada por muitos e muitos anos, as alianças passaram a ser tradicionalmente fabricadas em OURO: um metal belo, nobre, durável e valioso. É por esse motivo que as alianças em ouro são as mais usadas entre os casais.

Uma pesquisa realizada em 2008 pela Universidade de Southampton, nos Estados Unidos, concluiu que usar um anel de prata pode ajudar a reduzir os sintomas e as dores de quem sofre de artrite reumatoide. Outros estudos indicam que usar este metal ajuda a diminuir as náuseas e os enjoos.

Normalmente o noivado vem após o namoro, e como o casal já se conhece, as alianças de compromisso feitas em prata dão lugar às alianças de ouro, mas continuam na mão direita.

Pode usar aliança de prata sim!
O segredo é apenas escolher um modelo que tenha traços de aliança e não um anel simples de praia. Hoje em dia os casais podem usar aliança de prata em pedido de namoro, durante a solicitação oficial de noivado ou para trocar de alianças no altar.

Pode sim! Tomar banho com suas joias de prata vai evitar a criação do sulfeto de prata e sua joia demorará mais a escurecer. Caso sua joia tenha resina ou pedras coladas, é necessário ter cautela e não as colocar sob água quente.

Elas podem ser usadas de ambas as formas, o que importa é que fiquem confortáveis no dedo ao serem utilizadas juntas. Em muitas culturas, a aliança é colocada primeiro e em seguida o anel de noivado, pois dessa forma acreditam-se que a aliança fica mais próxima ao coração.

Usar aliança significa um compromisso assumido com a pessoa amada. Este costume teve sua origem na Europa, porém inicialmente, somente a mulher usava, e posteriormente, a tradição também passou para os homens. A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete para uma relação de proximidade, de união.

O anel é apenas um símbolo disso tudo. Esse costume de "dar presentes" existe há milênios e não é apenas uma forma de demonstrar seu carinho, lealdade e comprometimento com a outra pessoa. Mas também de demonstrar todo o poder, a riqueza e a prosperidade de quem tem condições para presentear.

A origem da palavra “aliança” vem do latim, do termo alligare, que significa “relação de proximidade, união”. Em outras palavras, o anel com nome de aliança é um pacto feito entre marido e esposa, que simboliza o amor, comprometimento, fidelidade, cumplicidade e eternidade.

Usar um anel no dedo médio significa sabedoria, poder e equilíbrio. Como o dedo médio está no meio da mão, ele representa simetria. Pode ser usado por pessoas que desejam equilíbrio. Por outro lado, o uso do anel no dedo médio também pode ser um sinal de insegurança e medo em perder a estabilidade.

Devido à sua localização, usar anel no dedo médio significa sabedoria, equilíbrio, poder, ordem e propósito. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Já por conta de ser o maior dedo da mão, também está associado à individualidade, propósito, identidade pessoal e autoanálise.

Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.