Qual o significado clínico da presença de cetona na urina?

Perguntado por: dparaiso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células e ser usada para produzir energia.

As cetonas no sangue são usadas principalmente para pesquisar, detectar ou monitorar cetoacidose em pessoas com diabetes do tipo 1 e, algumas vezes, com diabetes do tipo 2. Cetoacidose pode ocorrer com aumento da glicemia em diabéticos com doenças, infecções graves, gravidez e diversos outros estados clínicos.

Cetonúria em pacientes hígidos geralmente não tem qualquer significado clínico, uma vez que uma série de condições não necessariamente patológicas como jejum prolongado, dieta hiperlipídica, gestação, lactação, uso de Ácido acetilsalicílico, Ácido Ascórbico ou Ácido Valpróico podem ser causa de seu aparecimento.

O tratamento da cetoacidose é hospitalar e inclui a administração de insulina, hidratação endovenosa, correção das alterações dos íons no sangue (principalmente de fosfato, sódio e potássio) e acompanhamento dos níveis de consciência.

Aumente a ingestão de água
Com a expiração, seu corpo libera acetona e cetonas de seu sistema através da micção. Mantenha-se hidratado e beba água ao longo do dia para aumentar a micção. Isso ajuda a eliminar as cetonas do corpo e melhora a respiração.

Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem entre dois carbonos: Não pare agora...

Como interpretar o resultado?

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

O excesso de corpos cetônicos é excretado na urina sob a forma de sais de sódio, provocando acidose sanguínea, desidratação, podendo resultar em coma e morte.

Em casos de doenças, como a diabetes Mellitus, a concentração de acetona no sangue aumenta.

Orientações necessárias. - Esse exame é realizado em amostra isolada de urina. - Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta durante a menstruação. - A pedido médico, o exame pode ser feito em amostra de urina de 24 horas.

Quando a produção é muito alta pode levar ao quadro de cetose com cetonemia e cetonúria presentes. Outra particularidade e a eliminação do excesso da acetona o que leva a um hálito com odor característico. A consequência mais danosa é a formação do quadro de cetoacidose o que pode levar um indivíduo a morte.

É uma emergência médica, e acontece quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue do paciente diabético encontram-se muito altos e estão acompanhados do aumento da quantidade de cetonas no sangue também.

Pode testar seu nível de cetonas usando tiras de urina (cetonúria) ou tiras de teste no sangue (cetonemia) com um medidor de glicemia que faça também o teste de corpos cetónicos no sangue.

O que é a dieta cetogênica e o estado de cetose
Por sua vez, os corpos cetônicos são levados para músculos e cérebro, colaborando para o bom funcionamento do organismo. Uma pessoa em cetose passa a ter um cheiro semelhante à acetona, por exemplo. Um meio de confirmar a cetose é através do exame de sangue.

As cetonas são usadas principalmente como solvente para tintas, esmaltes, vernizes e também para o processo de extração de óleos naturais de sementes. Exemplos: Propanona ou acetona (C3H6O): removedora de esmaltes.