Qual o significado bíblico de cedro?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

os poetas hebreus consideravam o cedro-do-líbano, como o símbolo do poder e da majestade, da grandeza e da beleza, da força e da permanência (is 2.13 – Ez 17.3,22,23 – 31.3 a 18 – Am 2.9 – Zc 11.1,2). o cedro, no seu firme e contínuo crescimento, é comparado ao progresso espiritual do homem justo (Sl 92.12).

Nos primeiros 3 anos de vida as raízes crescem até um metro e meio de profundidade enquanto a planta tem cerca de 5 centímetros, isso quer dizer que em TRÊS ANOS a planta visivelmente está minúscula, mas suas raízes estão mil vezes maior do que a planta em si.

Cicatrizante e regenerador, é muito utilizado para combater dermatites e gordura localizada*. Usado em massagens para amenizar dores reumáticas e artrite*.

A maturação leva de 6 a 10 meses. Propaga-se facilmente por semente. A raiz e a casca do tronco são usadas para reduzir a febre e dor.

As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro no Líbano” (Salmo 92.12). Sempre que vejo uma daquelas árvores enormes, que a gente quase não vê o topo, eu penso em como são as suas raízes.

Como a palmeira, florescerão os justos, elevar-se-ão como o cedro do Líbano. Plantados na casa do Senhor, nos átrios de nosso Deus hão de florir. Até na velhice eles darão frutos, continuarão cheios de seiva e verdejantes,para anunciarem quão justo é o Senhor, meu rochedo, e como não há nele injustiça.”

A madeira de CEDRO é considerada de resistência moderada ao ataque de organismos xilófagos, segundo observações práticas a respeito de sua utilização.

As árvores centenárias brasileiras, como o cedro-rosa, o jacarandá-da-baía e a araucária, por exemplo, têm madeiras bastante compactas e vivem cerca de 500 anos ou mais, podendo ser encontradas, entre outros lugares, na Mata Atlântica, que se estende do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.

Suas raízes conseguem se desviar das pedras e nesse período seu crescimento interior é bem maior que o exterior. Aos 4 anos começa a crescer 20 centímetros por ano, e somente aos 40 produz sementes. Nos tempos bíblicos, sua madeira era usada para construir palácios, templos e embarcações.

A floração e a frutificação, que se iniciam entre dez e quinze anos após o plantio.

O cedro-do-líbano pode durar séculos, é uma das árvores de maior longevidade.

Em manuscritos antigos e até na Bíblia, o Líbano já aparece com o nome de paraíso terrestre por causa de suas imensas florestas de cedros, carvalhos, pinheiros e outras árvores de essências aromáticas. Também foi o grande celeiro do Império Romano na antiguidade.

Canaliza a energia para o interior. Relaxante, com poder sedativo na ansiedade e tensão nervosa. Firmeza e estabilidade é a mensagem do espírito do cedro.

Usos: Apesar da acidez seus frutos são comercializados em feiras-livres, são usados na fabricação de sorvetes, e no preparo de sucos e aperitivos. A madeira possui pouca utilidade. É muito útil para ser usada em reflorestamentos por apresentar crescimento rápido e suportar inundações.

A Bíblia exalta o cedro do Líbano reiteradamente (menciona-o 103 vezes); entre outros trechos, há um verso dos "Salmos" (92:13) que diz: "O justo brota como a palmeira, cresce como um cedro no Líbano".