Qual o significa o nome Janaína?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Esse é um dos nomes de Iemanjá, a deusa do mar e protetora das mães e das esposas. Indica uma pessoa que, num primeiro momento, dá a impressão de ser arrogante.

JANAÍNA: Significa “protetora do lar”, “deusa do mar”, “rainha do mar”, “mãe dos peixes” “sereia dos rios” ou “variante de Iemanjá”. Janaina é considerado um dos nomes de Iemanjá, segundo as tradições dos cultos afro-brasileiros. É um orixá que simboliza a divindade do mar.

Indica uma pessoa que, num primeiro momento, dá a impressão de ser arrogante. Mas por trás dessa aparência esnobe se esconde uma personalidade bondosa e protetora.

Esse é um dos nomes de Iemanjá, a deusa do mar e protetora das mães e das esposas. Indica uma pessoa que, num primeiro momento, dá a impressão de ser arrogante. Mas por trás dessa aparência esnobe se esconde uma personalidade bondosa e protetora.

O que é Tupã:
O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú.

"Aysú" significa amor em tupi-guarani.

Janiele: Variação do nome Janelle. Significa “graça de Deus”, “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça”. Janelle é um nome inglês que corresponde ao diminutivo de Jane, o qual surge do francês antigo Jehane.

Também conhecida por Janaína, a Orixá, proveniente dos rituais africanos, principalmente do Candomblé e da Umbanda; é sincretizada religiosamente como Nossa Senhora dos Navegantes. O nome Iemanjá ou Yemanjá deriva da expressão iorubá “Yéyé Omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhos são peixes”.

Janaína, a rainha do mar, é deusa que mora nas águas. Ela também é chamada de Iemanjá e aparece como uma linda mulher de longos cabelos pretos, vestida com o azul do mar, caminha sobre a água deixando rosas entre as ondas. Às vezes, é uma deusa negra com uma beleza soberana das grandes mães.

Tamires: Significa "rica em tâmaras", "aquela que tem palmeiras" ou "alta".

Para os guaranis, uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, a Lua era uma deusa chamada Jaci, protetora das plantas, dos amantes e da reprodução. Mitologicamente, Jaci é identificada com Diana dos romanos, Xochiquetzal dos astecas, Chandra dos hindus e Ísis dos antigos egípcios.

Jaci, a lua, um dos principais deuses da natureza para os indígenas.

Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante. Bom em tupi é katu.

O nome “Kûara” significa Sol em Tupi.