Qual o seu perfil dominante?

Perguntado por: asalazar3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

O perfil dominante é aquele que 'não faz rodeios'. Quando manifestamos essa dimensão de comportamento, que pode ser mais destacado em algumas pessoas e menos em outras, ativamos nosso dinamismo e competitividade. Aqui, o que se impõe é o senso de colocar as coisas para andar, de fazer acontecer.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

Pessoas dominadoras, em uma relação, gostam da submissão e do poder que exercem sobre o outro. Mais do que isso, o dominador tem prazer em ver o outro obedecendo. O dominador, em muitos casos, cuida bem do outro, tornando-se um bom cuidador (aquele que cuida na dor).

Rapidez de decisão, agilidade, iniciativa, competitividade e objetividade são outras características marcantes da alta Dominância. Cabe pontuar também que o Dominante não gosta de repressão, rotinas, normas nem de receber ordens sem sentido. Seu foco é o resultado acima de tudo.

Dominância completa, incompleta e codominância são relações distintas que dizem respeito ao grau de expressão dos alelos.

Perfil Comportamental – Executor (Dominância)
É preciso manter em mente que todos são necessários para obter os melhores resultados, portanto ser rude ou ofender os colegas de alguma forma é algo a ser evitado.

Os perfis do estilo I da metodologia DISC, ou seja, as pessoas de perfil influente, são extrovertidos, sociais e faladores. Eles transbordam otimismo e gostam de ser o centro das atenções.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

Uma das formas mais simples de compreender seu perfil é fazer uma análise pessoal. Comece, por exemplo, perguntando-se o porquê de ter escolhido seguir a sua profissão. Identifique suas motivações, as atividades que mais lhe dão prazer e de que maneira você pode aprimorar suas habilidades e competências.

O principal ponto na hora de descrever seu próprio perfil profissional é ser honesto em relação a suas atribuições e qualidades. Apesar de ser uma boa ideia pesquisar mais a fundo sobre os requisitos da vaga e a cultura organizacional da empresa, ser autêntico é sempre o melhor caminho!

Dominadores
Diz-se daqueles que exercem domínio, poder sobre algo ou alguém; autoritários, controladores.

Se você está falando com um dominante, portanto, aja como ele: confiança sempre, e foque na resolução do problema! A outra dica é ir direto ao ponto e ser breve, evitando detalhes e demasias, algo que não auxilia em nada e se torna muitas vezes insuportável de ouvir. Então, se ele é um dominante, seja breve.

Genes Alelos Recessivos: representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose. Genes Alelos Dominantes: representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose.

Significado de Dominância
substantivo feminino [Brasil] Qualidade de dominante. [Biologia] Presença, no híbrido, de um caráter dominante.

No caso da dominância completa, o fenótipo é igual entre homozigotos e heterozigotos. O mesmo não se aplica à dominância incompleta, em que o fenótipo dos heterozigotos é diferente do fenótipo dos homozigotos. Um bom exemplo para entender a dinâmica da dominância incompleta é a planta conhecida como boca de leão.

Em genética existem três tipos de dominância: a dominância total ou completa, a dominância incompleta ou parcial e a codominância. O tipo mais comum é a dominância total ou completa, onde um alelo completamente dominante impede a expressão do segundo alelo, que será completamente recessivo.

Em alguns casos, os filhos de um cruzamento podem apresentar um terceiro fenótipo, diferente dos fenótipos apresentados por seus pais. Esse fenótipo é intermediário em relação aos genitores. Chamamos esse tipo de herança de dominância incompleta ou ausência de dominância.

O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.

O que é um perfil analítico? Ter um perfil analítico significa ter a habilidade de produzir e relacionar informações diferentes de forma lógica. Ou seja, analisar os contextos completos para tomar as decisões certas.