Qual o ser vivo que não tem coração?

Perguntado por: isales . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Mesmo sem ter um coração para bombear, a Sequoia Vermelha (Sequoia sempervirens) consegue levar água e sais minerais das raízes até as folhas mais altas, que podem estar a mais de 110 metros de altura. As árvores são os organismos mais altos que já existiram.

polvo

É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.

Todos os vertebrados possuem coração, entretanto, esse órgão apresenta diferenças anatômicas de um grupo para outro. A seguir listaremos as principais características encontradas no coração dos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, os principais grupos de vertebrados.

Polvos

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.

minhocas

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo.

E mais impressionante que ter três corações é ter... cinco! Isso mesmo, a minhoca conta com vários coraçõezinhos que envolvem seu esôfago, mas diferente do que estamos acostumados a ver, eles não bombeiam sangue, servindo apenas para comprimir os vasos para ajudar a circular o sangue por todo o corpo.

Sim, o maior coração do mundo pertence à baleia-azul (Balaenoptera musculus)!

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

Sistema circulatório
O coração de um elefante africano macho pode pesar até 27,5 kg e tem um vértice duplo. Isso significa que existem dois pontos na parte inferior do órgão, em vez de apenas um, como se vê no coração humano.

Quantos corações tem a galinha? Cada galinha possui apenas um coração, assim como a esmagadora maioria dos animais. No entanto, essa é uma pergunta que surge com bastante frequência entre os que são fãs da iguaria.

Os peixes apresentam um coração formado por duas câmeras, que estão em sequência: um átrio e um ventrículo. Nesse caso, o coração recebe apenas sangue rico em gás carbônico, que segue em uma única direção.

Como uma pessoa, o coração do peixe é na região anterior do corpo. Se para ser mais exato, apenas sob as brânquias. Em ambos os lados do coração é protegido pelas costelas, bem como o nosso.

inanimados

Os seres não vivos podem ser definidos como inanimados, isto é, que não possuem vida, mas que também fazem parte da natureza. Como exemplo, podemos citar: o ar, a água, o solo e as rochas.

O menor coração do reino animal é o do beija-flor, que chega a bater até mil vezes por minuto, e o maior coração é o da Baleia (tem o tamanho de um barco) e bate apenas 25 vezes por minuto.

Sim. Há um grande vaso sanguíneo ao longo das costas da minhoca, chamado vaso sanguíneo dorsal. Ele lança o sangue para a frente (em direção à cabeça) e é o principal "coração" desses animais.

As 300 espécies de polvo, com diferentes tamanhos, têm três corações. Tal estranha estrutura cardíaca é necessária para manter o sangue circulando por seus oito braços. Desses, dois corações recebem o sangue não-oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido brânquias, onde é oxigenado.

minhoca

“A minhoca tem vários pares de corações e cada coração tem a forma de um arco”, explica o biólogo Gilberto Righi, da Universidade de São Paulo. Em cada par, um está ligado à artéria ventral (na barriga) e bombeia o sangue para […]