Qual o sentimento mais sublime?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O amor

O amor é o sentimento mais sublime, que...

Amor Sublime: O Poder do Reconhecimento (SAWABONA SHIKOBA) Sublime: Do latim sublimis, “que se eleva”. Sublime é um termo que se refere aquilo cujos méritos transcendem o normal, é o encantador, o admirável.

Temos sentimentos graças à nossa capacidade de sentir, de ter emoções. Um sentimento é considerado positivo quando provoca uma sensação de bem-estar, gerando prazer e satisfação. Um sentimento é considerado negativo quando provoca uma sensação de mal-estar, gerando incômodo e desagrado.

Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

O que é mais forte que o amor? O dinheiro.

A capacidade de amar é o que existe de mais precioso no ser humano. É uma força inigualável, um sentimento indescritível, uma luz com intenso brilho.

A admiração é um sentimento muito próximo do amor, mas não é o amor em si. Na admiração, existe um forte componente racional e mental. Determinada pessoa é apreciada porque conta com uma certa virtude ou um certo talento que são muito reconfortantes para o outro.

2 aparatoso, assombroso, belo, brilhante, espantoso, esplendente, esplêndido, estupendo, exímio, formidável, grandioso, luxuoso, magnificente, magnífico, majestoso, maravilhoso, monumental, opulento, pomposo, portentoso, prodigioso, soberano, soberbo, sumptuoso.

Sublime é o que se encontra em situação elevada, muito alta, acima de todos. É sinônimo de eminente, quando é usado para definir aquele que excede os outros, que é excelente, superior. Com relação à estética, o sublime é aquilo que transcende o belo, aquilo que é admirável, que é esplêndido.

nome masculino
O belo; o máximo da perfeição, da beleza (nas obras artísticas); estilo sublime.

As principais emoções são chamadas de primárias, manifestadas e reconhecidas universalmente em todas as culturas e geralmente incluem:

  • Alegria.
  • Tristeza.
  • Medo.
  • Raiva.
  • Nojo.
  • Desprezo.
  • Surpresa.

O Que é a Tristeza da Alma? A tristeza é uma das seis emoções básicas dos seres humanos, as outras cinco são: alegria, medo, surpresa, nojo e raiva.

Segundo Paul Eckman, existem 6 emoções básicas universais: medo, nojo, raiva, surpresa, felicidade e tristeza. Eventualmente, Eckman expandiu a lista para incluir emoções como vergonha, excitação, orgulho, satisfação, entre outras. Contudo, todas essas “novas” emoções não são consideradas emoções básicas universais.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo. É associado com uma variedade de emoções positivas, como felicidade, animação, satisfação com a vida e euforia. Mas também pode provocar emoções negativas, como ciúmes e estresse.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

Mas, na realidade, são as emoções que dão origem aos sentimentos. Enquanto as primeiras se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção.