Qual o sentido do poema não há vagas?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O poema “Não há vagas” faz uma crítica direta à falta de condições essenciais para as pessoas viverem bem. Escrito em 1963, quando ainda se viviam os temores da ditadura militar, carrega implicitamente críticas sociais ao governo.

A expressão "não há vagas" costuma ser encontrada em situações de procura de emprego, quando se quer indicar falta de vaga de trabalho. Também pode ser usada em hotéis ou estacionamento para indicar ausência de lugar disponível.

Podemos concluir que o eu lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta (como fica claro na canção Folhetim, de Chico Buarque). O eu lírico é o recurso que possibilita a criatividade do autor.

No poema “Motivo”, de Cecília Meireles, o uso do tempo presente indica a valorização do instante, do momento. O eu lírico nos diz que o mais importante é a plenitude da vida no agora. É quase um aviso, mostra que não se apega ao passado ou ao futuro, pois a vida é boa no presente.

O tema central do seu poema deve ser a combinação de uma ideia com uma opinião. Não basta, por exemplo, que o tema seja “amor“.

Resposta verificada por especialistas. B. A imagem que esse título ajuda a construir no poema é sobre algum lugar totalmente vazio, contendo espaço para elementos como a alimentação ou serviços essenciais, porém não há a possibilidade de alívio humano.

O breve Como dois e dois são quatro é um poema com um tom social e político, assim como uma enorme parcela da lírica de Gullar. Vale lembrar que o escritor foi exilado durante a ditadura justamente por levantar questões acerca da repressão e por lutar pela liberdade ideológica.

O poema alude a uma autorreferencialidade do eu lírico e de suas marcas narcísicas, delineia um horizonte de ordem intersubjetiva, no qual se vislumbra um potencial alteritário do sujeito lírico, a emergência de uma subjetividade que se prenuncia híbrida, conflituosa: o eu poemático é gestado e ganha contornos ...

Resposta verificada por especialistas. Alternativa 1. No Brasil, a expressão "Nem fede nem cheira" é usada para manifestar indiferença com alguém, alguma coisa ou fato sem relevância (ou sem importância).

são poemas que falam sobre um problema social. Portanto são poemas que apresentam alguma temática social, seja de segurança, saúde da população, educação. Existem alguns poemas que abordam sobre a desigualdade social, como é o caso do poema protesto de Ferreira Gullar, intitulado bomba suja.

Porque seu currículo diz pouco sobre você
Essa é uma das principais razões que fazem tantos candidatos não passarem pela primeira etapa do processo seletivo, que é a triagem de currículos. A recomendação é não fazer um currículo resumido demais, que apenas cita nome da empresa e cargo que você ocupou.

Escrito em 1963, “Não há vagas” faz uma crítica direta às condições de vida da população, enquanto vivíamos as inquietações do período de ditadura militar.

A voz poética do eu lírico anseia por um lugar melhor de liberdade e descanso e, por isso, detém esse desejo de escapismo.

RESPOSTA: Certa nostalgia ou tristeza.

Os versos mostram como as escolhas são obrigatórias, não escolher já é fazer uma escolha, não é possível fugir das situações que se apresentam no nosso dia a dia. Viver é, portanto, optar por caminhos diferentes, e é essa dificuldade da qual não se pode fugir, que Cecília Meireles mostra aos pequenos leitores.

CECÍLIA MEIRELES
EU NÃO TINHA ESTAS MÃOS SEM FORÇA, TÃO PARADAS E FRIAS E MORTAS; EU NÃO TINHA ESTE CORAÇÃO QUE NEM SE MOSTRA. EU NÃO DEI POR ESTA MUDANÇA, TÃO SIMPLES, TÃO CERTA, TÃO FÁCIL: - EM QUE ESPELHO FICOU PERDIDA A MINHA FACE?

O retrato é um dos temas que por diversas vezes encontramos na poesia das mais variadas maneiras, utilizado para louvar o encantamento com o tempo que passa e para eternizar momentos da existência da vida através das fotografias.

Em resumo, o tema central é a ideia sob a qual o texto será fundamentado. É por meio dela também que uma pessoa consegue ler esse texto e fazer sua interpretação.

A ideia central de um texto é aquela que permanece do início ao fim. O título costuma auxiliar na identificação da ideia central. Geralmente o texto também oferece pistas sobre a ideia principal.