Qual o sentido da formatura?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

A “formatura” é uma cerimônia festiva de conclusão de um curso. É a conclusão de uma etapa da vida que transformou um grupo de pessoas. Nesse sentido, as formaturas podem ser vistas também como rituais de passagem: celebrações que marcam mudanças de fase de uma pessoa na sua comunidade e na sua formação.

Significado de Formatura
substantivo feminino Ato ou efeito de formar; graduação universtária.

É um momento de comemoração, mas também de reflexão, de reconhecimento e de preparação para novos compromissos, missões e desafios. É um rito que, muito além de nossos interesses pessoais, deve focar nossa consciência de coletividade e interdependência.

A festa de formatura é o momento em que os estudantes e suas famílias podem confraternizar e comemorar a conquista do diploma universitário, com direito a registros para a vida toda em fotos e vídeos. Por isso, a festa de formatura não é só mais uma festa normal, ela é um baile de gala.

A colação de grau, popularmente chamada de formatura, é o momento em que, após cumprir as exigências curriculares de seu curso de graduação, o aluno recebe o grau acadêmico de bacharel ou de licenciado, o qual lhe outorga os direitos e deveres profissionais, sendo imprescindível para o exercício das profissões ...

Fazer formatura e colação de grau são importantes para comemorar o sucesso na trajetória acadêmica e ter gás para iniciar a carreira profissional. Dessa maneira, ter uma festa incrível é um jeito maravilhoso de marcar esse momento.

A formatura não é um evento obrigatório e o aluno pode escolher se quer mesmo participar e arcar com os custos. Já a colação de grau, por ser obrigatória, deve ser organizada para todos os alunos antes que eles possam receber os seus certificados de conclusão.

Parabéns pela formatura! 2) Parabéns pela sua conquista! Que a sua formatura te abra novas possibilidades e uma vida cheia de sucesso profissional. 3) Que você sempre tenha novas oportunidades em seu caminho e que você sempre tenha sucesso em sua vida.

Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos e marcar a passagem deles pela instituição. Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente dado pelos pais ou família aos formandos. Geralmente, ele traz um emblema e costuma ter uma gema preciosa que representa o curso.

Acredita-se que a formatura tenha surgido na Universidade de Bolonha, na Itália, no século XII. Naquela época, os estudantes de direito eram obrigados a estudar por pelo menos cinco anos antes de defender sua tese final.

Além de representar competência, o capelo também representa poder e simboliza o rito de passagem do formando. É normal que o capelo seja usado em cores diferentes de acordo com quem vai receber o grau e quem vai validar. A tradição é que os formandos usem o capelo na cor preta, enquanto os bacharéis usam a cor branca.

Em geral, o custo da formatura para cada formando costuma ficar entre R$ 3 mil e R$ 20 mil. Porém, é importante salientar que esses valores também variam conforme o curso. Normalmente, os cursos de Direito e Medicina costumam ter festas mais luxuosas, o que acaba elevando o valor da formatura.

O chapéu de formatura utilizado pelos formandos possui o nome de capelo. Esta palavra possui origem da palavra italiana capello, que significa chapéu. Ele se encaixa na cabeça, possui uma forma quadrada em seu topo e um cordão. O capelo representa o poder temporal, possuindo uma correlação e analogia com a coroa real.

A colação é o ato pelo qual o herdeiro informa, no inventário, o que recebeu de bens em vida antecipadamente pelo autor da herança. É preciso atenção no momento de abertura da sucessão.

Já a colação de grau, por ser obrigatória, pode acontecer antes da formatura, sendo um Ato de conclusão com entrega do “canudo”, com uma quantidade menor de formandos, de representantes da Instituição e com uma estrutura menor e mais simples de produção. Não possuem uma dimensão de uma Formatura.

Chama-se colação o ato pelo qual o descendente, cônjuge ou companheiro beneficiado pela transferência gratuita feita pelo de cujus, em vida, promove o retorno da coisa, ou do seu valor, excepcionalmente, ao monte partível, para garantir a igualdade de quinhões entre os herdeiros necessários (CC, art. 2002).

Evite muito brilho
Sendo assim, é preferível evitar peças que tenham muito brilho ou acessórios chamativos. São recomendados trajes com tecidos fluidos e lisos com cores suaves ou, se preferir, pode apostar em estampas de florais, listras etc.