Qual o segredo para tocar berrante?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para tocar o berrante, não basta soprar. Primeiramente, a boca deve estar bem molhada. Depois, coloque os lábios no bocal, como se fosse dar um beijo — mas de maneira que fiquem para fora, sem bico. Por fim, sopre uniformemente, com o berrante direcionado para baixo.

Para tocar o berrante, não basta soprar. Primeiramente, a boca deve estar bem molhada. Depois, coloque os lábios no bocal, como se fosse dar um beijo — mas de maneira que fiquem para fora, sem bico. Por fim, sopre uniformemente, com o berrante direcionado para baixo.

Utilizado pelos peões de boiadeiro, ele emite sons agudos e graves, e cada toque é uma senha, avisando a hora do almoço, o toque de recolher, toque de perigo e orienta o sinueiro (boi que comanda a boiada, boi experiente, esperto).

É um instrumento tradicionalmente sagrado. Na tradição judaica, lembra o carneiro sacrificado por Avraham (Abrão) no lugar de Yitschac (Isaac) através da história da Akedá (amarração de Yitschac), lida no segundo dia de Rosh Hashaná.

Berrante Profissional Médio 5 Chifres.

Diz-se das cores intensas de mais e que ofendem a vista.

Tadeu

Tadeu ouve o berrante do Velho do Rio e vai ao seu encontro.

Neste mês, salvamos os Boiadeiros de todo coração com sua saudação ritual: Xetro, marrumbá xetro!

Para ser um bom motorista boiadeiro é preciso ter conhecimento e experiência como direção defensiva, noções de bem-estar animal, treinamento e cursos periódicos, ser integrado com a equipe envolvida na área.

Alguns nomes de boiadeiros: Zé do laço, Capitão do Mato, Zé Vaqueiro, Cerca viva,Chicote bravo, Zé do berrante, Boiadeiro do Sertão, Boiadeiro Navizala, Bugre do Sertão, Boiadeiro Rei, etc, etc.

É difícil dizer quem criou o berrante, já que o costume de produzir instrumentos de chifres de animais é presente em várias culturas da África, do Oriente Médio, da Europa Escandinava e da Ásia. No Brasil, o costume surgiu durante a colonização com os tropeiros, comerciantes de animais, no século XVII.

Os toques e seus significados
O Shofar emite três sons característicos: Tekiá — um som contínuo, como um longo suspiro; Shevarim — três sons interrompidos, como soluços; Teruá — nove (ou mais) sons curtíssimos como suspiros entrecortados em prantos.

O Berranteiro deverá saber os 5 toques principais do berrante, são eles: - Saída ou Solta, para despertar a boiada de manhã. É um toque sereno.

Seu berrante premiado tem 1,65 metros de comprimento e 50 cm de boca. Confeccionado por ele em 1988, até hoje é o maior berrante que existe. “É um instrumento imbatível. Não tem igual em todo o mundo”, afirma Chico do Berrante.

Tamanho aproximado: 80cm. OBS.: Por se tratar de um produto natural e artesanal pode sofrer variações na cor do chifre, do couro e no tamanho.

Além disso, a qualidade dos berrantes é conhecida internacionalmente. As peças, que não custam menos que R$ 2 mil, já foram vendidos para países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Suécia e Bélgica.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

Uma das principais dúvidas de Pantanal será esclarecida nos próximos capítulos: afinal, por que o Velho do Rio (Osmar Prado) não se mostra para José Leôncio (Marcos Palmeira)? Espírito desencarnado, o guardião deve ficar afastado das ligações de sua antiga vida. Ao mesmo tempo, não vê necessidade em amparar o filho.

Em "Pantanal", José Leôncio (Marcos Palmeira) será vítima de um infarto. O empresário, que já começou a dar sinais de que sua saúde está debilitada, morrerá na reta final do folhetim adaptado por Bruno Luperi. O pecuarista, inclusive, assumirá o posto do Velho do Rio (Osmar Prado) como protetor do bioma.

Dia dos Boiadeiros
O seu dia da semana é a terça-feira.