Qual o segredo para passar no exame de vista do Detran?

Perguntado por: stavares . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Para ser aprovado, o candidato precisa apresentar visão boa com pouca luminosidade e ter boa recuperação após ofuscamento direto. Nesse teste avalia-se como o reflexo e o ofuscamento afetam a capacidade de enxergar em situações com baixa luminosidade, como dirigir à noite.

Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.

“A maior parte das reprovações nos exames visuais do Detran acontece por causa de erros refrativos, ou seja, é necessário fazer a correção do grau dos óculos ou a receita de novos óculos para os casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Suspender o uso de lentes de contato por 01 dia antes da realização do exame. No dia do exame o paciente deverá vir com ACOMPANHANTE ADULTO CAPAZ, pois devido à dilatação ocular o paciente NÃO PODERÁ DIRIGIR após o exame. Tempo de exame: Aproximadamente 40 MIN.

Teste simples para a visão de perto
Posicione o papel com aproximadamente 30 centímetros de distância dos olhos e tente ler normalmente, sem forçar a visão. Se você não teve dificuldade nenhuma, sua visão está perfeita.

A tabela de letras que lemos durante o exame de vista do Detran testa a acuidade visual, tem o objetivo de avaliar a nitidez da visão. No teste, também são avaliadas a capacidade de distinguir cores e a visão tridimensional, que nos dá a noção de espaço, distância, tamanho e profundidade.

Essa anotação é a mais comum, sendo avaliada durante o exame oftalmológico para a emissão ou renovação da carteira de motorista. Já a letra Z se refere ao motorista com visão monocular, ou seja, com um olho apenas.

Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.

Pois, podem ocorrer erros durante o seu exame oftalmológico, onde o optometrista interpreta suas respostas sobre o que você pode e não pode ver. Além de que, se você agendou seu exame de vista depois do trabalho, quando seus olhos estão cansados e tensos, isso pode distorcer os resultados do exame.

Mas em geral, o efeito passa em cerca de seis horas. Os efeitos do exame costumam durar mais em crianças, podendo permanecer a visão turva e sensível à luz por 12 a 24 horas. Já em adultos, o intervalo para a visão voltar ao normal é de quatro a oito horas, mas lembrando que o tempo pode variar.

Quando os olhos estão dilatados durante um exame ocular, geralmente leva de 4 a 6 horas para que as pupilas voltem ao normal. Alguns indivíduos podem apresentar dilatação ocular que dura mais tempo.

Além disso, o colírio dilatador da pupila é usado para relaxar um dos músculos internos do olho e evitar o aparecimento de um 'falso' grau no exame de óculos.

O prazo para a entrega solicitada via Correios é de até sete dias úteis, sendo necessário ter um pouco de paciência até que o documento chegue à sua casa. Para que seja possível ter um acesso mais rápido depois da renovação de CNH, basta fazer o acesso com a carteira digital de trânsito.

Condutores que usam óculos ou lentes têm na parte de observações a letra A, em maiúsculo, na CNH. Já a letra B indica o uso obrigatório de prótese auditiva; a letra L sinaliza o uso de prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas fixas de compensação de altura.

Três dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito". A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa.

Os motoristas que por algum motivo passaram a ter visão monocular ou deficiência auditiva podem dirigir, no entanto precisam fazer a alteração em sua CNH.

O novo padrão da CNH também traz a informação sobre permissão para dirigir (letra “P”), se o motorista já possui habilitação definitiva (letra “D”) ou mesmo se possui autorização para conduzir ciclomotor (sigla “ACC”).