Qual o santo que representa omulu?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

São Lázaro

No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro. O primeiro santo tem o seu martírio ligado a toda uma vida dedicada ao tratamento dos que eram acometidos pelos males da Peste Negra.

São Roque

Obaluaê no Sincretismo: São Roque – santo da Igreja Católica padroeiro dos enfermos, vítimas de peste e dos cirurgiões. São Lazaro – o protetor dos leprosos e dos mendigos, que mesmo carregando diversas chagas em seu corpo não deixou de ter fé.

Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.

Os filhos de Omulu são seres telúricos, calados, firmes, amparadores, rigorosos e resolutos. Gostam e se esforçam para ter segurança e não são dados a correr riscos. São ambiciosos, combativos, constantes e não esperam que os outros lutem por eles.

Banho e vela para Omolu
Com isso, você pode achar em diversas lojas banhos prontos para limpeza, amor ou alguns orixás. Entretanto, caso prefira, pode fazer um sozinho em casa. Confira uma receita que pode ser feita antes de acender uma vela bicolor preta e branca.

Características do Orixá: Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.

Omolu formata a linha em que trabalham os Exús, já Obaluaê formata junto a Oxalá a linha em que trabalham os Pretos Velhos.

Xangô: guerreiro orixá - Brasil Escola.

Orixá Omòlu
Iemanjá o encontrou quase morto e mordido por caranguejos, e, tendo ficado com pena, cuidou dele até que ficasse curado. No entanto, Omolu ficou marcado por cicatrizes em todo o corpo, que o obrigavam a se cobrir inteiramente com palhas. Só se via de Omolu suas pernas e braços, onde não fora tão atingido.

Segunda-feira: Exu e Omolu.

Por isso os crustáceos são quizilas de Omolu, não se pode comer o que serviu de chão, de terra, para esse orixá.

Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu , em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

Obaluaê é frequentemente associado à terra e à cura de doenças. É considerado o Orixá da saúde, sendo invocado para tratar enfermidades e desequilíbrios físicos e espirituais. Acredita-se que ele possui o poder de curar e aliviar sofrimentos, mas também pode trazer doenças e epidemias quando desrespeitado.

Têm grande apreço pelo trabalho, valorizando-o, mas parecem estar sempre prontos (as) para a mudança. No negativo, os filhos e filhas de Omulu tornam- -se pessoas pessimistas e teimosas, que adoram exibir os seus sofrimentos e que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Nanã

Omulu é filho de Nanã que enfeitiçou Oxalá para conseguir engravidar.

As pipocas, ou melhor, deburu, são as oferendas prediletas do orixá Omolú; um deus poderoso, guerreiro, caçador, destruidor e implacável, mas que se torna tranquilo quando recebe sua oferenda preferida.

"Omolu se cobria todo de palhas por seu corpo ser marcado por chagas. Vendo isso, Oyá soprou seus ventos e transformou as feridas em pipocas, mostrando ao mundo a beleza desse orixá. É simbólico para nós: o ato de transmutar uma situação difícil em algo que nos alimenta o corpo", explica o sacerdote.

Dai-me força e determinação para superar os obstáculos que me afligem, superando-os um a um. Sei que pequei, errei e ainda erro muito, mas estou disposto a melhorar, superar e crescer! Ampara-me com Tua força e Amor para que meu caminho seja repleto de Luz e Vida! Atotô Omulu!

Omolu na Umbanda é um Orixá poderoso, dono da vida e da morte, responsável pela doença. A doença, muito temida pelo homem, nada mais é que uma mensageira do corpo e da alma. Por isso, aquele que traz a doença pode ser o mesmo que a vai levar embora.