Qual o santo que gosta de pipoca?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 1 de maio de 2023
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Obaluaê, por outro lado, é um dos orixás mais velhos e tem seu próprio tempo. “A comida de Obaluaê é a pipoca, porque pipoca não se faz sem óleo, e óleo quente não se faz rápido. Pipoca precisa de tempo e de silêncio para funcionar”, sinaliza a historiadora.

Xangô

Também tem o fato de pipoca nem ser comida de Xangô.”.

O orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.

Quizilas de Oxumaré: Ovos, tudo que rasteja, abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca. Quizilas de Xangô: Rabada, cágado, carneiro. Quizilas de Iansã: Fígado, miúdos, abóbora, feijão fradinho, beterraba.

As simpatias com pipoca são úteis para atrair dinheiro e ter mais sorte. Aproveite o poder desse alimento para melhorar a sua vida financeira!

O grupo frequenta um terreiro de umbanda em Paraíso do Tocantins e estava em Nova Rosalândia para fazer homenagens a parentes mortos, por meio de um ritual com pipoca. "Colocar pipoca no túmulo é para levantar a alma que tá na terra, que não tem poder de subir. É para maneirar o pecado que ela tem para subir [sic].

Na simbologia cristã, o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro. “Morre e transforma-te!” — dizia Goethe.

Simpatia do milho para ganhar dinheiro
Coloque uma vela branca no centro de um pires. Ao redor da vela e dentro do pires, espalhe sete grãos de milho de pipoca. Acenda a vela e, em seguida, reze uma Ave Maria e um Pai Nosso. Peça que sua vida financeira mude e que você consiga ganhar dinheiro.

Omolu/Obaluaê, em suas multiplicidades, mantém-se senhor das doenças e das curas, com suas árvores sagradas em diversos terreiros de candomblé e à frente da igreja de São Lázaro no bairro da Federação na Cidade do Salvador.

Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.

Assim como o pato para Yemanjá, os animais de caça são sagrados para Odé, e desta forma, também devem ser evitados por seus filhos.

Uma espécie de caruru com pirão de farinha de arroz ou de mandioca, quiabo, azeite de dendê, camarão seco e cebola. No candomblé, o amalá costuma ser oferecido a Xangô.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

feijoada

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

Oxum é a Senhora das Águas Doces, a grande mãe do amor e da fertilidade. Sua energia é de uma jovem princesa, cercada de ouro e abundância. A doçura e amorosidade é sua marca, por isso é comum que seus filhos sejam chorões e muito vaidosos. Seus domínios são as cachoeiras e os rios.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

Desde então, esse banho é um símbolo de descarrego e de livramento de doenças. Para experimentá-lo, estoure a pipoca sem sal e reserve uma boa parte para jogar pelo corpo seco. Popular também na umbanda, esse banho está ligado a Oxóssi e serve para limpeza e prosperidade.