Qual o santo da Anitta?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A artista foi ao terreiro Ilé Ase Odé Omí Tùtú, do pai de santo Sérgio Pina do Oxossi nesta segunda-feira (1º).

O cargo de ekedi é muito importante, pois será ela a condutora dos Orixás incorporados no Egbê (barracão ou sala de festividades) e dela é a responsabilidade de recolhê-los e “desvirá-los”, observando as condições físicas daqueles que “desviraram”.

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Firme na fé, mesmo sendo vítima de intolerância religiosa, Anitta fala sobre sua devoção livremente nos últimos anos e ajuda a desmistificar o preconceito que ainda existe para religiões de matriz africana. Em 2020 ela revelou ser Ekedi no terreiro que frequenta, que é uma função importante na religião.

No clique, Anitta posou com roupa baiana na cor branca, além dos fios de conta de seu Orixá de cabeça, Logun Edé, o jovem caçador, filho de Oxum e Oxóssi.

Anitta tem Ascendente em Capricórnio, algo bem alinhado com a profissional perfeccionista e esforçada que a artista sempre foi.

A cantora, por sua vez, abriu o coração e disse que a vida de artista é corrida, que ela se mostra ser uma pessoa aguerrida, poderosa em cima dos palcos, porém em seu íntimo, tem o "coração mole" e se preocupa com todos, principalmente família, também se diz uma pessoa bem reservada.

Karol Conká, do BBB21, é a verdadeira combinação de persistência (Capricórnio) com energia e boa disposição (Áries).

A cantora, praticante do Candomblé, é uma 'Ekedi' em sua religião. As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás", declarou.

Ekedi é um cargo feminino, de mulheres que não entram em transe, ou seja, não incorporam os Orixás. Elas são escolhidas especialmente pelos Orixás e recebem a função de cuidar.

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.

Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé. Não entram em transe.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

Ekedis, não precisam usar kelê, raspar, colocar adôxu, etc, por que o seu Babalorixá ou Iyalorixá, já passou por isso, se elas Ekedis, nasceram para servir o Orixá, então estão contidas em sí na energia do Orixá, independente de seu próprio Orixá.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Maria Padilha

No começo, Maria Padilha era apenas um nome nas fórmulas mágicas das feiticeiras da Europa. Mas no Brasil, com o passar do tempo, foi-se criando o ambiente certo para que ela se mostrasse em toda a sua glória.

A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens.

Porque sou de Yansã e Xangô, porque o Candomblé me traz de volta a um mundo de verdade, de gente de verdade, que ama de verdade, sorri de verdade, canta, goza e chora de verdade e mais que isso, junto dos Orixás.

“Sou cristã, católica, e o que aprendi com minha mãe e meu pai sobre a religião é que a fé habita em você à sua maneira, nas coisas que você acredita. A minha fé se relaciona muito com amor, com paz e energia boa. E eu vejo isso tudo dentro dessas inúmeras religiões.

Ivete Sangalo é geminiana, com Ascendente em Virgem e Lua em Sagitário — é o que diz seu Mapa Astral e isso não muda nunca. Mas o mapa da Revolução Solar de Ivete Sangalo revela que este será um ano de Libra — que é o signo que regerá o seu ano segundo as previsões de aniversário.

Continuar lendo Qual o santo de Anitta?