Qual o salmo dos mortos?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Em outras palavras, esse trecho explica o estado de angústia por perder um ente querido.

Abençoe a sua vida e de seus entes queridos! O Salmo 143 é indicado para as pessoas queridas já falecidas que recebam a luz divina e sejam encaminhadas ao descanso eterno sem mágoas ou restrições.

1 Clamei a Deus com a minha voz; a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. 2 No dia da minha angústia abusquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. 3 Lembrava-me de Deus, e me perturbava; aqueixava-me, e o meu espírito desfalecia.

Oração para a alma de um ente querido
Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém".

A devoção a Nossa Senhora também é lembrada no velório. Ao rezar o terço, o devoto pede “Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém”, por isso, a família faz novamente a oração durante a despedida.

Mantenha viva a memória de quem se foi, mas esforce-se para valorizar tudo o que a passagem daquela pessoa acrescentou em sua vida. As palavras de carinho, os abraços apertados, cada experiência compartilhada, os sonhos confidenciados.

Evitar piadas e conversas acerca da forma do desencarne. Evitar discursos longos, mesmo que seja homenagem para o espírito que desencarnou, pois aumenta as lembranças e emoções tanto do desencarnante quanto dos familiares.

O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.

A ti, ó Senhor, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes. Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

A afirmação do Salmo 121 é poderosa, ela nos dá segurança e nos tranquiliza, lembrando que o nosso socorro vem do alto, de Deus, e que não precisamos nos desesperar porque somos filhos do Altíssimo.

O Salmo 145 fortalece a própria fé e a dos outro por ser considerado um meio de ajuda para resolução dos problemas. “Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.

1. Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. 2. O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos.

1 Aclamai a Deus com alegria, todas as terras. 2 Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor. 3 Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos.

O Salmo 66 é um salmo de gratidão a Deus por Seu livramento.
O salmista passou por dificuldades, mas Deus o livrou. O Salmo 66 nos mostra a importância de confiar em Deus e ser grato pelas bênçãos. Os temas centrais do Salmo 66 são a fidelidade de Deus e o louvor que Ele merece.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

As almas em purificação no Purgatório, não podem mais fazer nada por elas mesmas, porque a morte põe fim ao tempo de conquistar méritos diante de Deus; então, quem as socorre são os santos e nós, o fiéis na terra.