Qual o salário de um Copiloto da Azul?

Perguntado por: ixisco . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Salários de Azul - Linhas Aéreas Brasileiras

CargoSalário
Salários de Comissário – 38 salários informadosR$ 61.369/ano
Salários de Copiloto – 35 salários informadosR$ 101.402/ano
Salários de Analista Pleno – 28 salários informadosR$ 65.202/ano
Salários de Assistente Administrativo – 27 salários informadosR$ 32.281/ano

O salário médio pago pela empresa Azul Linhas Aereas Brasileiras para o cargo de Agente Aeroportuário (Brasil) é aproximadamente R$ 1.914 por mês, ou seja, 21% acima da média nacional.

Os empregos de instrutor de voo em aeroclubes e escolas, assim como na aviação executiva (principalmente para os iniciantes na carreira) também não tem sido fáceis, com exceção de estados e cidades em que o mercado se manteve aquecido por peculiaridades regionais.

O processo seletivo utilizado pela Azul, assim como outras companhias, envolvem diversas fases de filtragem de candidatos. As seleções envolvem análise de currículo, testes psicotécnicos, provas teóricas, testes práticos em simulador de voo, entrevistas, dinâmicas de grupo além de outras ferramentas.

Vale dizer que o piloto é o profissional com maior salário entre os profissionais da aviação, como o engenheiro aeronáutico e a aeromoça. O piso salarial do comandante é de pouco mais de 4 mil reais e o do copiloto é de quase 3,5 mil reais.

O salário mensal de Comissário De Vôo na empresa Latam Linhas Aéreas varia de R$ 466 a R$ 8.479. Estimativa baseada em 69 relatório(s) de salários publicados por funcionários com o cargo de Comissário De Vôo na empresa Latam Linhas Aéreas ou métodos estatísticos.

Piloto e Copiloto
Os dois são profissionais qualificados capazes de pilotar a aeronave. Nesse caso, a diferença está na experiência de cada profissional. O comandante é o profissional mais experiente a bordo. Já o copiloto não tem a mesma experiência de voo.

O artigo 23 limita a jornada do aeronauta a 11 horas diárias para tripulação simples, 14 horas diárias para tripulação composta e a 20 horas diárias para tripulação de revezamento.

O nível básico para qualquer piloto chegar a uma companhia aérea ou trabalhar na área é tirar a licença de Piloto Comercial IFR Multimotor. Para conseguir esta carteira o aluno terá acumulado no mínimo 150 horas de voo, mas as grandes empresas chegam a exigir de 500 horas ou até mais de 1.000.

Ambiente tranquilo, flexibilidade nos horários, fácil acesso à gestão. Os benefícios são muito bons, como vale alimentação e refeição, plano de saúde e odontológico, além da concessão de passagem para você e beneficiários.

Previdência privada, plano de saúde com coparticipação, VA, plano odontológico, refeitório, concessão de passagens, amigo azul,Vale transporte.
...
Com mais comentários

  • Plano de Saúde(53 comentários) “Boa rede e status no plano.”
  • Plano Odontológico(24 comentários) ...
  • Previdência Privada(23 comentários)

David Neeleman

Venceram a disputa o dono da Azul, David Neeleman, e seu sócio, o português Humberto Pedrosa, presidente do grupo de transportes Barraqueiro. Eles pagarão € 354 milhões por 61% da aérea.

Não há limite de idade para ser piloto, com sua idade é possível trabalhar na aviação profissionalmente, porém, terá melhores chances na aviação geral e táxi aéreo. A formação de um piloto comercial, leva em media dois anos com 150 horas de voos.

Segundo tabela do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), o piso salarial do comandante, incluindo o salário base e a compensação orgânica, está em R$ 10.055,18, já o salário base do copiloto é de R$ 5.241,53.

Daltônicos não podem ser pilotos
Doenças e problemas como daltonismo, estrabismo e hipertensão intraocular podem ser impeditivos para a aprovação nos exames médicos exigidos pela Anac.

Fiz uma entrevista na empresa Azul - Linhas Aéreas Brasileiras. É um processo bastante tranquilo, mas com muitas etapas, o importante é ser você mesmo e não inventar. Existe uma apresentação individual e em seguida um trabalho em grupo, aonde todos devem chegar em conjunto em uma conlusão.

Geralmente esse treinamento leva entre 40 e 60 dias e os tripulantes passam pelo “check” que é uma prova prática das funções da aeronave que ficam a cargo dos comissários. Sendo aprovado, o comissário recebe o seu CHT – Certificado de Habilitação Técnica e estará pronto para voar.

A aeromoça, também conhecida como comissária de bordo é a profissional que ganha a vida dessa forma. Porém, de início, ressaltamos que não é uma carreira fácil e exige muito estudo, responsabilidade e alguns requisitos específicos.