Qual o salário de um conselho escolar?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

6º - Os membros do Conselho Escolar não receberão qualquer tipo de remuneração ou benefício pela participação no colegiado, por se tratar de órgão sem fins lucrativos. Art.

O Conselho Escolar é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Ele deve contribuir com as ações dos dirigentes escolares para assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática na escola.

A atuação do Conselho de Escola
Decisões que refletem interesses e visões dos segmentos envolvidos. Ações que têm um patamar de legitimidade mais elevado. Maior transparência nas decisões tomadas. Garante decisões coletivas nas unidades escolares.

Quais são as cinco funções específicas do conselho na gestão escolar?

  • Função deliberativa. ...
  • Função consultiva. ...
  • Função fiscalizadora. ...
  • Função mobilizadora. ...
  • Função pedagógica.

Art. 13 – Os representantes do Conselho Escolar serão escolhidos entre seus pares, mediante processo eletivo. Parágrafo Único: No ato da eleição, para cada representante será eleito também um suplente. Art.

Resolução SEDUC 19, de 08/03/2022: Artigo 13 - O Conselho de Escola em sua composição terá no mínimo 20 (vinte) e no máximo 40 (quarenta) membros todos com direito a voto, exceto o Presidente do Conselho de Escola. 8- É previsto na legislação suplentes no Conselho de Escola?

As principais atribuições do Conselho de Escola são: I. Reunir-se, ordinariamente, duas vezes por semestre e, extraordina- riamente, por convocação do diretor da escola ou por proposta de, no mínimo, um terço de seus membros.

Em resumo, o conselho de classe — também conhecido como conselho escolar, ou conselho de turma — é uma das instâncias colegiadas de uma escola, que participa de sua gestão. Mas para te ajudar a entender melhor, buscamos a descrição do conselho de classe presente no portal da Secretaria de Educação do Paraná.

O Conselho Escolar é um órgão colegiado e uma instância colegiada que tem sua existência garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pelo Plano Nacional e Estadual de Educação e pela Deliberação n.º 16/99 do Conselho Estadual de Educação.

CONSELHO DE ESCOLA
Com suporte na LDB, lei nº 9394/96 no Artigo 14, que trata dos princípios da Gestão Democrática no inciso II – “participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”, esses conselhos devem ser implementados para se ter uma gestão democrática.

Para fazer a ata de classe, é preciso incluir:

  1. A data da realização da reunião;
  2. A lista dos profissionais presentes;
  3. Os assuntos gerais que foram discutidos;
  4. Um panorama de cada série ou turma;
  5. Os problemas e desafios que foram percebidos;
  6. As soluções propostas.

A realização do Conselho de Classe está fundamentada no Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar e sua realização pode ser bimestral ou trimestral, dependendo do sistema de ensino no qual a escola está inserida.

O responsável legal é aquele informado pela instituição de ensino para o Sistema Educacional Brasileiro - SEB.

A escolha dos membros do Conselho deve-se pautar pela possibilidade de efetiva participação, representatividade, disponibilidade e compromisso.

Art. 19 - As eleições dos membros do Conselho Escolar, titulares e suplentes, realizar-se- ão em reunião de cada segmento convocada para este fim, para um mandato de 2 ( dois) anos , admitindo-se uma única reeleição consecutiva.

Durante a realização do Conselho, os demais alunos continuam com atividades em sala de aula , sob a responsabilidade do aluno monitor e supervisão de alguns funcionários da escola.

Aliar conhecimento em pedagogia, recursos humanos e tarefas administrativas, além de manter um papel de liderança e a visão estratégica tanto sobre os objetivos da instituição como negócio quanto no nível educacional são alguns dos maiores desafios do gestor escolar em sua jornada.