Qual o sabonete íntimo que tem ácido lático?

Perguntado por: pcarvalho . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

O uso de ácido láctico em sabonete líquido para higiene externa íntima pode ser uma opção para a prevenção da recorrência de vaginose bacteriana, além de regular o pH da região.

A dica da médica para escolher um bom sabonete íntimo é verificar se contém ácido lático, que garante a manutenção do pH ácido vaginal. "Mulheres de todas as idades podem usar, porque não há contra-indicação. Inclusive, esse produto é bastante recomendado para as que estão na menopausa e grávidas".

Nivea Sabonete Líquido Íntimo - a partir de R$ 14
De acordo com a marca, o produto é dermatologicamente e ginecologicamente testado, não possui corantes, nem propriedades alcalinas e mantém o pH natural da região íntima, além de prevenir irritações ou alergias.

O sabonete íntimo para candidíase com Clotrimazol é utilizado para tratar infecções da vagina causadas por fungos. A substância ativa, Clotrimazol, inibe o crescimento e a multiplicação das células dos fungos e de algumas bactérias contribuindo assim no controle da candidíase e vulvo vaginites.

Dos dez sabonetes analisados, apenas três, Dermacyd, Dermafeme Biocreme Intimo, possuem pH ácido e semelhante ao pH fisiológico vaginal variando de 4,4 a 3,9, dessa forma, podem não perturbar a microbiota local, a qual inibe o crescimento de bactérias e leveduras patogênicas.

Limpa a região íntima sem agredir a flora. Evita e neutraliza odores.
...
Diferenciais

  • pH equilibrado.
  • Mantém defesas naturais.
  • Hipoalergênico.
  • Não agride a flora.
  • Ajuda a prevenir odores.
  • Proteção e frescor por 24 horas.
  • Recomendado por dermatologistas.

Protex Cuidado Íntimo equilibra o pH da área íntima e possui em sua formulação o ácido lático que reforça a defesa natural da área íntima.

Esse ácido faz parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele. Ele ajuda na retenção de água na pele, o que faz toda a diferença para a saúde da derme. Esse composto faz parte do grupo dos alfa-hidróxiácidos (AHAs), substâncias que servem para tudo!

As marcas Intimus Íntimo Suave, Lucretin Mulher Fragância Floral, Dermacyd Delicata Jasmim possuem pH 4,0. Conclusão: todos sabonetes analisados possuem pH fisiológico da pele humana.

Água e sabonete neutro
Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).

Duas ginecologistas ouvidas pelo g1 alertam: a melhor combinação para lavar a vulva (parte externa do órgão sexual feminino) é sabonete neutro e água. Elas também ressaltam que a lavagem deve ser feita SÓ na vulva, não é preciso lavar dentro (na vagina).

Na verdade não, sabonetes simples, neutro ou de glicerina por exemplo, evitam alergia e não alteram o pH da região. Como a pele da vulva e da vagina são sensíveis, essa é a indicação mais adequada.

Com pH adequado: você pode conferir isso no rótulo do seu sabonete de escolha. O pH ideal para o sabonete íntimo deve ser ácido e ficar entre 3 e 5. Recomendados pelo seu ginecologista: nada melhor do que a opinião do profissional que te acompanha e conhece sua saúde.

O sabonete de aroeira faz com que a pele fique mais seca e livre de impurezas, renovando. O sabonete de aroeira também pode ser usado para combater inflamações, ferimentos de difícil cicatrização, rugas, cravos e espinhas, ferimentos, frieiras, coceiras e rachaduras.

0 e 7

SABONETE DE GLICERINA VEGETAL GRANADO BEBÊ (LIQUIDO): sua faixa de pH pode variar entre 5,0 e 7,0; sendo o indicado para pele suave e delicada do bebê.

A vagina e a vulva podem coçar ou arder, sobretudo durante a relação sexual. A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter um corrimento branco, espesso, que lembra o queijo cottage. Os sintomas da candidíase podem piorar uma semana antes do início da menstruação.

Causas da candidíase de repetição:
Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida.

E qual deve ser o pH vaginal? Quando o assunto é pH íntimo, a saúde vaginal fica mais fortalecida com uma acidez entre 3,8 e 4,2, na escala de Sørensen.