Qual o sabonete ideal para lavar as partes íntimas?

Perguntado por: efernandes2 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).

O produto é recomendado para higienização de áreas íntimas em razão do pH. Como o sabonete de glicerina tem um pH entre 5.4 e 5.6 — muito semelhante ao da pele — ele pode ser usado em qualquer parte do corpo. Pessoas em tratamento médico podem ser orientadas pelos dermatologistas a utilizarem o sabonete de glicerina.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

As mulheres podem usar sabonete íntimo todos os dias
Sim, usar o sabonete íntimo diariamente é o primeiro passo para a higiene íntima feminina correta, sem causar irritação na região. Usar o sabonete íntimo diariamente no banho, da forma certa, é uma forma segura para se obter os melhores resultados.

Descubra o que é sabonete neutro e como usar da maneira certa! Sabonete neutro é aquele com pH próximo ao da pele, que fica entre 5,4 e 5,6. Esse tipo de sabonete não provoca alterações na microflora cutânea e, portanto, é recomendado para pessoas com pele sensível, inclusive bebês.

O sabão formado limpa a pele, enquanto a glicerina a mantém hidratada. A gordura utilizada é uma mistura de manteigas vegetais e óleos nobres, como óleo de oliva, palma, coco babaçu, palmiste, manteiga de karité, buriti, óleo de abacate, de neem… As possibilidades são infinitas.

A composição dos sabonetes em barra tem pH muito alcalino e, por isso, podem remover a acidez natural da região da genitália feminina, causando ressecamento e irritações. Os sabonetes neutros também não são indicados, pois são mais alcalinos ainda, já que possuem pH 7.

O sabonete íntimo para candidíase com Clotrimazol é utilizado para tratar infecções da vagina causadas por fungos. A substância ativa, Clotrimazol, inibe o crescimento e a multiplicação das células dos fungos e de algumas bactérias contribuindo assim no controle da candidíase e vulvo vaginites.

Além disso, pode ser usada na higiene íntima, uma vez que sua ação bactericida auxilia na saúde da região e como tratamento para a candidíase. Por isso, a aroeira é usada como ativo em sabonetes íntimos femininos.

Lucretin Neutro - a partir de R$ 18
O sabonete íntimo da Lucretin visa manter o equilíbrio natural da flora vaginal.

A causa da coceira nas partes íntimas pode ser desde uma reação alérgica ao material de fabricação da roupa íntima, ao seu sabonete íntimo, produtos químicos como amaciante utilizado na calcinha, o uso constante de absorventes ou inclusive ser um sinal do seu corpo de que algo está errado.

Clotrimazol é uma pomada ginecológica para inflamação da região íntima externa da mulher. Ou seja, assim como a Kronel, é utilizada para vaginite. Além disso, possui um preço acessível, no geral, e deve ser utilizado em torno de três a seis dias seguidos.

Banho de assento com vinagre
O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e também ajudando a aliviar os sintomas da cistite (infecção e/ou inflamação da bexiga). O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.

Para compreender a complexidade da flora vaginal, é preciso entender um pouquinho do pH da região, que é considerado ácido (pH 4). “Caso ele fique mais ácido (pH 3,8), aparece a candidíase. Se diminuir sua acidez (pH 4,5), predispõe a outras infecções, como vaginose bacteriana.

Ou, no máximo, com sabonete neutro de glicerina. A região da vulva pode ser naturalmente lavada com sabonete – seja íntimo ou não. Entretanto, é indispensável que a vagina seja higienizada apenas com água.

5 e 6

SABONETE CREMOSO DERMOCALMANTE GRANADO BEBÊ: sua faixa de pH pode variar entre 4,5 e 6,0; sendo o indicado para pele suave e delicada do bebê.