Qual o ritmo médio de uma corrida?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Normalmente, os corredores medem o ritmo em minutos por quilômetro. Atletas de elite, por exemplo, correm uma maratona a um ritmo de 3 minutos por quilômetro. É claro que a maioria dos corredores pode correr nessa velocidade e treinar em um ritmo entre 5 e 6 minutos por quilômetro.

Correr 1 km geralmente leva cerca de 10 minutos para iniciantes. Se estiver usando uma pista de atletismo, tente completar a primeira volta em cerca de quatro minutos e meio. 1 km são aproximadamente duas voltas e meia em uma pista normal de atletismo.

Ele é o ritmo médio de um corredor em determinado trajeto, medido em minutos por quilômetro. Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.

Mantenha o controle do Pace
Percorrer 5k abaixo de 40 minutos é o seu objetivo.

Ainda de acordo com o profissional, “o ideal é começar com caminhadas de 30 minutos e a cada treino, aos poucos, ir introduzindo a corrida no meio, intercalando com a caminhada, até chegar o momento em que correrá direto os 30 minutos sem dificuldade”.

9,6 km/h

Ou seja, 60 minutos de caminhada (a 7,4km/h) ou 30 minutos de corrida (a 9,6 km/h) queimam a mesma quantidade de calorias.

É mais sobre tempo para ficar de pé. Isso ocorre porque uma corrida de 40 minutos para um corredor sério pode significar 10 a 15 km, enquanto para um corredor mais novo, realizar três km no mesmo tempo é uma vitória. Portanto, mire pelo menos duas corridas de 40 minutos por semana.

Treinando o corpo

  1. Corra 8-9,5 km por vez e tente completar cada quilômetro em uma média de oito minutos.
  2. Corra várias vezes por semana para acostumar o corpo às distâncias; lembre-se de registrar seus recordes.
  3. Conforme dá continuidade ao treino, tente melhorar seu tempo, reduzindo cada quilômetro em um minuto.

Estudos demonstram que um indivíduo não atleta que caminha em um ritmo mais acelerado queima em média 56 calorias por 1 quilômetro (km). Se esse mesmo indivíduo caminhar no mesmo ritmo por 5 km, ele irá perder 280 calorias.

Distância. Começar com distâncias curtas, como 2 a 3 km, e a cada bloco de 15 dias subir a distância. Algo entre 500 metros a 1 km funciona bem e é uma estratégia bem interessante para iniciantes. Desta maneira o corpo se adapta bem, o corredor pode ir ajustando o ritmo e seguir evoluindo.

Em resumo: O pace ideal depende da distância proposta. Porém, aqui vai uma dica importante e baseada nas observações de nossos técnicos: em média, a cada “dobra” de distância seu pace aumenta entree 10 a 15 segundos. Um exemplo: o corredor que corre 5km para 25 minutos (Pace de 5 minutos / km).

Assim, para a prova de 7 km, você pode experimentar um pace entre 7:05 min/km e 7:15 min/km. Rodrigo dá uma dica final quanto à frequência cardíaca para quem monitora por meio de um relógio esportivo, por exemplo.

de 30 a 60 minutos

Uma prova de 10 km exige bastante esforço do corpo. O tempo de corrida para não profissionais vai de 30 a 60 minutos; este tempo também reflete o limite anaeróbico individual, ou seja, o ritmo em que uma pessoa pode correr por 60 minutos sem penalizar o desempenho.

O segredo para fazer 5 km em 20 minutos é manter um ritmo bom. Quando a corrida começa, você está cheio de adrenalina e vontade de acelerar. Porém, use essa energia para criar um ritmo consistente e não aumente a velocidade antes de hora. Aproveite o começo da prova para desenvolver um ritmo adequado para você.

Ou seja, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se você leva 30 minutos para concluir 5 km, então, dividindo 30 por 5, significa que seu pace é de 6 minutos por quilômetro.

No máximo três vezes por semana perfazendo duas horas e meia de exercício por semana. A média de velocidade deve ser a de oito quilômetros por hora.

3.000 metros = 12 minutos 12, 60 segundos = 720 segundos 720 segundos divididos por 3.000 ou 3 km = 240 segundos/60 = 4'/km cada quilômetro.

“Para baixar o pace, você deve se acostumar a fazer treinos em intensidades mais altas. Fazer treinos com percentuais mais elevados do seu VO2 máximo, por exemplo, ajuda o corpo a melhorar a tolerância a acidose, que é uma das reações limitadoras ao exercício mais intenso”, diz Magalhães.