Qual o risco para quem compra uma opção de compra?

Perguntado por: imoraes6 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Está limitado ao valor pago pelas opções (o prêmio). O investidor poderá perder a totalidade do seu investimento, caso o cotação do papel à vista não seja favorável a sua posição.

Mercado de Opções é onde ocorre a negociação do direito de comprar e/ou vender algum instrumento financeiro com base em um valor fixo. Quem compra uma opção é chamado titular e, quem vende, lançador.

Se você for o vendedor da Opção, a notificação é enviada para você. você é obrigado a cumprir com a sua obrigação que está no contrato. Aqui vale um adendo: se você é um vendedor de calls e for exercido, o risco é alto, pois uma ação, em teoria, não tem limites para subir.

A venda a descoberto é uma operação extremamente arriscada. Isso porque o lançador vende a opção, mas não tem em posse a ação alvo da operação.

Call (opção de compra)
São as opções que dão ao seu titular o direito de comprar o ativo-objeto do contrato por um preço prefixado (ou preço de exercício) na data do vencimento (ou exercício). É importante ressaltar que o comprador tem esse direito, mas não a obrigação.

Isto é, ele ganha a oportunidade de vender o ativo em data futura. Há, porém, uma diferença importante: o prêmio sempre é pago pelo titular (comprador) do ativo-objeto. O lançador (vendedor) recebe o valor como forma de compensar pela obrigatoriedade de realizar a transação, caso o direito do titular seja exercido.

Uma opção de compra confere a seu titular o direito de comprar ações-objeto ao preço de exercício, durante um determinado período ou em uma data predeterminada. Além disso, o titular pode, a qualquer tempo, negociar seu direito de compra em mercado, por meio de uma operação de natureza oposta.

Explicando um pouco mais a respeito do lançador: no momento que você vende uma opção, há um comprador que a adquiriu de você. Se esse comprador (titular) decide exercer o direito dele, ou seja, de comprar a ação, você, sendo o lançador, assumiu a obrigação de entregar o ativo para essa pessoa.

Ao vender uma opção de venda, o investidor recebe um prêmio em troca da obrigação de comprar o ativo subjacente ao preço de exercício da opção, caso o comprador da opção decida exercê-la. A venda de put pode ser coberta ou descoberta, e cada uma apresenta seus próprios riscos e recompensas.

Opções Compra VALE3

OpçãoStrikeClassif.
VALEJ68166,54ITM
VALEJ68667,04ATM
VALEJ69167,54OTM

Conheça as melhores corretoras de valores e instituições financeiras para você escolher a que mais se adequa às suas necessidades.

  1. Rico. ...
  2. XP Investimentos. ...
  3. NuInvest. ...
  4. Toro Investimentos. ...
  5. ModalMais.

Como vimos, dependendo da estratégia, é possível sim ficar rico com opções. Porém é preciso lembrar que não é algo fácil e você nem deveria esperar que isso viesse a acontecer rapidamente. A melhor forma de usar opções ao seu favor é como parte de uma estratégia no seu portfólio.

Quando acertamos o momento de compra, é possível ganhar muito dinheiro com opções, em um curto espaço de tempo. Ganhos de 100%, 200% ou bem acima disso são comuns.

Em poucas palavras, as Opções são investimentos que dão ao seu titular o direito de comprar ou vender ativos em uma data futura por um preço determinado. A ideia, nessa operação, é minimizar os riscos de oscilação de um ativo e garantir um potencial de retorno a quem investe.

Até abril de 2021 a regra era que você podia negociar as opções até o dia útil anterior ao vencimento. Ou seja, o último dia de negociação de Opções era sempre no dia útil anterior ao seu vencimento. Porém, a partir de maio 2021 o último dia de negociação passará a ser o dia de vencimento.

Quem adquire o direito de comprar ou vender deve pagar um prêmio ao vendedor. Este prêmio não é o preço do bem, mas apenas um valor pago para ter a opção (a possibilidade) de comprar ou vender o referido bem em uma data futura por um preço previamente acordado.

O mais importante para você entender a diferença entre essas Opções é o seguinte: quando compramos uma opção, possuímos o direito de comprar uma ação por um preço determinado. E se vendemos uma Opção, alguém possui a obrigação de vender.

O QUE É O CONTRATO DE OPÇÃO? É uma modalidade de seguro de preços que dá ao arrematante do contrato o direito - mas não a obrigação - de adquirir produto dos estoques públicos, numa data futura, a um preço previamente fixado.

O dividendo sintético é uma estratégia em que o investidor vende opções de ações que já possui em sua carteira. Como funciona o dividendo sintético? O investidor vende opções de compra relacionadas às ações que ele possui em sua carteira. Ao vender essas opções, ele recebe um prêmio dos compradores.

Para calcularmos esse valor, basta fazermos a diferença entre o preço do ativo no mercado à vista e o preço do strike da opção. Uma opção de compra, geralmente, vai ter valor intrínseco quando o ativo objeto estiver custando mais caro do que o strike da opção.

O que é o lançador de opções? O lançador de opções comercializa um contrato de opção no mercado. Este pode ser um lançador de venda ou de compra de opções. Dessa forma, no mercado de opções, o lançador de venda de um contrato de opção é aquele que recebe do comprador (titular) um valor monetário à vista.