Qual o risco dos nematóides para a saúde humana?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Podem ainda atuar como transmissores de nematódeos como Angiostrongylus cantonensis e Angiostrongylus costaricensis, que podem causar em humanos, a meningite eosinofílica e a angiostrongilíase abdominal, respectivamente.

Pode-se citar, entre elas, Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura e Strongyloides stercoralis (intestino), Trichinella spiralis (musculatura), Wuchereria bancrofti (sistema linfático, causando a conhecida elefantíase), Onchocerca volvulus e Loa loa (doenças nos olhos).

As funções ecológicas dos nematoides no solo incluem a decomposição de matéria orgânica, a mineralização de nutrientes, a degradação de toxinas e a regulação da população de micro-organismos, podendo estimular o desenvolvimento de plantas.

Como exemplo de nematódeos, podemos citar o Ascaris lumbricoides, causador da ascaridíase; Enterobius vermicularis, causador da oxiurose; Wuchereria bancrofti, causador da filariose, e Ancylostoma duodenale, causador da ancilostomose.

Nematoides são vermes microscópios e geralmente abundantes no solo, água doce e salgada e muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas.

Doenças - Nematóides. Plantas atacadas por nematóides caracterizam-se pelo baixo vigor e pouco desenvolvimento da parte aérea. Estes sintomas são reflexos típicos da presença de galhas e de massas de ovos nas raízes (Figura 1). As espécies predominantes mais comuns pertencem ao gênero Meloidogyne, dentre elas, M.

Alguns sintomas que você pode observar no ataque desse nematoide são:

  • redução do sistema radicular;
  • lesões nas raízes;
  • redução na produção;
  • podem ocorrer em reboleiras.

- Lavar cuidadosamente as máquinas e os implementos agrícolas após sua utilização em áreas infestadas pelos vermes; - Evitar acesso de pessoas e animais domésticos em áreas infestadas; - Evitar plantios consecutivos com culturas suscetíveis ao verme; - Fazer rotação de culturas com gramíneas, como milho e sorgo.

Os nematelmintos apresentam, geralmente, vida livre, sendo encontrados em ambientes aquáticos (tanto de água doce, quanto salgada), ou em ambientes terrestres úmidos. Podem, também, se alojar no interior de outros organismos, atuando como parasitas.

A maioria dos nematóides é de vida livre, alimentando-se de microrganismos, tais como bactérias (bacteriófagos), fungos (micetófagos ou micófagos), algas (algívoros), protozoários (protozoófagos).

O nematoide digere substâncias do inseto, além de se alimentar das próprias bactérias que nele se multiplicaram. Os Neps têm quatro fases larvais (juvenis), uma fase adulta e ovo, dentro do inseto, onde se multiplicam por vários ciclos.

TENÍASE (tênia)
A tênia é o maior parasita do homem, podendo ocupar todo o intestino do homem, ou seja, chegar a medir até 12 metros!

Existem também espécies que são parasitas de animais e plantas. Nesse caso, podemos citar o Ascaris lumbricoides, que é conhecido por lombriga. A doença causada por ele é chamada de ascaridíase. Além da ascaridíase, outras doenças causadas por nematódeos são: ancilostomose, bicho-geográfico, filariose e a oxiurose.

O Filo Nematoda (nematos = fio) reúne os animais invertebrados cilíndricos, alongados (variando entre 1 mm a 50 cm) e afilados nas extremidades, sendo normalmente empregado como dimorfismo sexual, o aspecto relativo ao tamanho e a conformidade corporal: os nematódeos machos são menores que as fêmeas, e também possuem ...

Ascaridíase (lombriga)
Sem tratamento, a proliferação desses vermes pode formar um novelo compacto e obstruir o intestino ou mesmo a garganta, provocando asfixia e morte.

A principal forma de contaminação é pela ingestão dos parasitas, geralmente através de água, alimentos ou carne contaminada, e que não receberam o devido tratamento.