Qual o risco de uma gravidez aos 43 anos?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Dessa idade em diante, há maior possibilidade de abortamento e alterações genéticas e cromossômicas – como as que causam a Síndrome de Down –, prematuridade, restrição de crescimento e baixo peso do bebê ao nascer.

O uso do ácido fólico é muito importante em qualquer fase que a mulher tenta engravidar, porém em mulheres acima de 35 anos ainda mais. O uso deve iniciar três meses antes das tentativas começarem. O envelhecimento do corpo é consequência dos hábitos da mulher, portanto se manter saudável é muito importante!

Os riscos de uma gravidez aos 40
Tanto que, automaticamente, a gestação é encarada como de alto risco. Os riscos maiores são relacionados ao desenvolvimento de alguns distúrbios como diabetes gestacional e até mesmo hipertensão. Além disso, o índice de abortos espontâneos também sobe drasticamente.

“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.

Qual a semana mais perigosa da gravidez? O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo.

Segundo pesquisas, as chances de alguém engravidar após os 45 anos são baixas (menos de 1%), mas, como sabemos, bastam um óvulo e um espermatozoide para que “difícil não seja impossível”. Então, se você está nessa faixa etária, a caminho da menopausa, e acha que não há mais risco, cuidado!

No Brasil, a taxa de nascimento de pessoas com síndrome de Down — caracterizada pela presença de um cromossomo extra no vigésimo primeiro par — é de aproximadamente um para cada 700 bebês.

Como ter uma gestação após os 40 anos de forma segura? A partir dos 35 anos qualquer gestação é denominada “gravidez tardia”. Isso porque o período entre os 20 e os 35 é considerado o auge da fertilidade feminina, e depois disso as chances de concepção natural diminuem gradativamente.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Quais são os tratamentos para engravidar aos 40 anos? Quando o assunto é tratamentos para engravidar aos 40 anos, na maior parte das vezes, a realização da Fertilização in Vitro (FIV) com biópsia embrionária e análise genética é o tratamento mais indicado, pelas melhores taxas de sucesso.

Apesar de improvável, a gestação após os 45 é possível. A gravidez tardia, como também é conhecida, é aquela que ocorre após os 35 anos. Por isso, existe ainda uma divisão entre esse grupo e o de mulheres com mais de 45 anos, e o motivo é simples: o evidente aumento do risco da gestação.

atualização 07/08/2022

  1. Fatores envolvidos numa gestação após os 40 anos. Engravidar já não é tão fácil após os 40. Riscos genéticos aumentados. O organismo da mulher já não é mais o mesmo. ...
  2. Como contribuir para uma gestação tranquila e saudável. Alimentação balanceada. Exercícios físicos regulares. Cuidar do psicológico.

Atriz conta que se preparava para fazer a fertilização in vitro quando engravidou naturalmente. Aos 42 anos, a atriz Renata Domínguez celebra a gravidez de seu primeiro filho.

Uma gravidez depois dos 40 anos é sempre considerada de alto risco. Porque, a partir dos 40, as mulheres são mais propensas a doenças que complicam a gestação, como a obesidade, hipertensão, diabetes, doenças da tireoide etc.

Como saber se sou infértil? Cientificamente, a única forma de afirmar que um casal é fértil é se obtiver gravidez espontânea em menos de um ano de tentativas, recordando que 30% do casais inférteis são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente se todos os exames são normais.

Sintomas da gravidez de risco
Escape de sangue – todo e qualquer sangramento pela genital acende um sinal de alerta para serem investigadas as suas causas. Vômitos e náuseas – apesar de comuns em algumas mulheres, em excesso podem causar a perda de peso e desidratação.