Qual o risco de um compressor explodir?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Quando alguma parte do sistema de ar comprimido se rompe, o ar se espalha rapidamente pelo ambiente. Isso pode ocasionar eletricidade estática. Caso isso ocorra em um ambiente onde existam substâncias inflamáveis, por exemplo, pode ocorrer um incêndio ou até mesmo, uma explosão.

Riscos comuns do compressor de ar
Quais são alguns dos perigos mais comuns relacionados aos compressores de ar? Eles incluem perigos elétricos, vapores, partículas voadoras, altas pressões e altos níveis de ruído.

A pressão do ar é um processo que gera calor, por isso alguma partes, como a serpentina e o bloco do compressor, podem atingir altas temperaturas oferecendo risco de queimaduras.

Este produto foi projetado para uma aplicação intermitente do tipo hobby (doméstico), ou seja, o compressor não deve ficar ligado continuamente por mais de 15 minutos e deve ficar desligado o mesmo tempo que ficou ligado, conforme recomendações da norma IEC 60034-1 (regime intermitente periódico de serviço S3 50%).

Outra atitude sua que pode prejudicar o compressor de ar é não desligá-lo quando não estiver utilizando-o. O compressor produz muito calor e por isso, algumas partes podem atingir temperaturas muito elevadas, oferecendo risco de queimaduras para quem manuseia a máquina.

Isso ocorre quando o compressor trabalha por muito tempo. Graças ao fluxo contínuo de trabalho, é comum que eles elevem sua temperatura. Entenda que este aumento de temperatura é normal e aceitável.

O compressor em si pode durar vários anos caso os cuidados e as manutenções sejam seguidas corretamente. Mas algumas peças precisam ser substituídas depois de um ano de uso. Esse é o caso dos filtros de ar e óleo, e do separador de óleo.

Riscos para órgãos internos e externos
As partículas de metais ou outros materiais que estejam próximos ao ar comprimido podem ser lançadas como projéteis que podem ser perigosos para rosto, olhos e pele.

Risco de choque ou incêndio
Quando alguma parte do sistema de ar comprimido se rompe, o ar se espalha rapidamente pelo ambiente. Isso pode ocasionar eletricidade estática. Caso isso ocorra em um ambiente onde existam substâncias inflamáveis, por exemplo, pode ocorrer um incêndio ou até mesmo, uma explosão.

Dentre as falhas elétricas estão a sobrecarga do motor, rompimento ou queima do enrolamento do motor. Dentre como falhas mecânicas, como principais são o retorno de líquido, golpe de líquido, superaquecimento e falta de lubrificação. Ainda é possível destacar também como falhas por contaminação.

Complicações em órgãos internos e externos. Um jato de ar comprimido no rosto pode provocar deslocamento da retina e o rompimento do tímpano. Além disso, ao atingirem órgãos internos, o ar comprimido pode atingir o coração e gerar sintomas semelhantes ao de um ataque cardíaco.

Limpar o equipamento semanalmente faz parte dos cuidados com compressor de ar que devem ser tomados. Mas é preciso ter atenção e nunca fazer essa limpeza com produtos úmidos. Recomendamos sempre um pano seco para tirar possíveis excessos de pó que fiquem na superfície do compressor.

Instale o compressor em um local coberto e bem ventilado, arejado, isento de poeira ou de qualquer tipo de poluição. Como o nível do ruído pode ultrapassar o limite permitido, não é recomendável a permanência de pessoas próximas ao compressor durante o funcionamento, neste caso, recomenda se um isolamento acústico.

Alternativamente, gire o botão regulador de pressão para desligar o suprimento de ar da mangueira e desligar o compressor. Em seguida, espere que a pressão saia do compressor. Você pode puxar a válvula de alívio de pressão para liberar o ar mais rápido.

Óleo ou Água
Óleo ou água que entram em contato com o reservatório do compressor de ar podem provocar uma explosão perigosa.

do contato do compressor não é o termostato e sim a pressão de baixa através de processar de baixo então num problema como esse pode ser a seguinte situações pode ser controlado. contato com pessoa pode estar colado e com isso não desligando. pode ser controlador com defeito o controlador com o contato.

Por medida de segurança, o seu ar-condicionado desliga sozinho quando é detectado um vazamento de gás do sistema. Nestes casos, o mais recomendado é pedir ajuda para um técnico profissional. Ele vai conseguir identificar onde está o defeito e evitar problemas futuros.