Qual o risco de transmissão estando com a carga viral indetectável?

Perguntado por: efernandes7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

A nota informa gestores, profissionais da saúde, sociedade civil e população geral, que as pessoas vivendo com HIV/aids com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.

Carga viral é a quantidade de vírus presente no sangue do paciente – ou seja, quanto mais cópias o vírus produz, maior é a carga viral no organismo.

As pessoas com HIV hoje não podem doar sangue. Mas agora eles podem doar um rim “, disse Dorry Segev, professor de cirurgia da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, que liderou a equipe de pesquisa e removeu o rim esquerdo de Martinez.

Quando a carga viral de ambos é indetectável ou nula (considerando tratamento adequado para a doença, com administração de antirretrovirais), é possível ter segurança para que uma gravidez aconteça.

Quanto tempo leva para a carga viral ficar indetectável? Este tempo costuma variar de 12 a 24 semanas.

O HIV possui uma janela imunológica que, na maioria das vezes, dura 30 dias, o que quer dizer que, neste período, mesmo que a pessoa tenha sido infectada, existe a possibilidade de o resultado do seu teste dar um “falso negativo”.

Para conquistar a condição de indetectável o paciente deve seguir o tratamento recomendado durante seis meses, e então manter a carga viral indetectável após o primeiro resultado do teste indetectável, sendo recomendado realizar o exame de carga viral a cada seis meses.

Poderá ser um recurso para encontrar organizações ou serviços de saúde. Carga viral l Entre 100 000 e 1 milhão de cópias = alto l Abaixo de 10 000 = para as pessoas que vivem com VIH sem tratamento, este valor é baixo l Abaixo de 50 = conhecido por carga viral “indetectável”.

Os valores normais de CD4 costumam ficar entre 500 e 1500 células por mm³. Existe, mesmo antes da infecção pelo HIV, uma grande variabilidade individual: algumas pessoas tem valores mais altos da célula e outras valores mais baixos. Mas em geral podemos dizer que contagens acima de 500 células por mm³ são boas.

Existem algumas estratégias que podem ajudar a aumentar a contagem de CD4 e fortalecer o sistema imunológico, como: Adotar uma alimentação saudável e equilibrada, rica em nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, como vitamina C, vitamina E, zinco, selênio, ômega-3 e proteínas.

Estudos recentes demonstram que uma PVHIV tem uma expectativa de vida semelhante à população geral – desde que seja diagnosticada precocemente, faça o acompanhamento médico e seja aderente ao tratamento, além de ter bons hábitos de vida.

Pode ter relações sem medo
O tratamento com os antirretrovirais proporcionam uma vida longa e saudável a pessoa portadora do vírus HIV. Podendo também zerar seu risco de transmissão do vírus para seus parceiros (as). Podendo então manter relações normalmente sem correr o risco do contágio.

Outra possibilidade é a de carga viral indetectável, ou seja, a quantidade de vírus dentro do corpo é muito baixa, não sendo apontada em exames e testes.

O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento pode ser comprado na rede privada, com o nome comercial de truvada, somente com prescrição médica.

Se o paciente toma os medicamentos corretamente e faz o acompanhamento regular, ele provavelmente terá o CD4 (células do sistema imunológico) acima de 200.