Qual o risco de ter relação após ter feito biópsia?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 21 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

é recomendado que o paciente fique de 3 a 4 dias sem ter relações sexuais, isso porque nos primeiros dias após a biópsia o tecido naturalmente fica um pouco mais inflamado e, nessa situação, é comum que o homem sinta um pouco de dor durante a ejaculação.

Principais sintomas da ferida no colo do útero

  • Cólica;
  • Corrimento vaginal excessivo;
  • Sangramento após a relação sexual.

Depois do resultado da biópsia, com o diagnóstico em mãos, o médico saberá se este paciente tem uma inflamação ou um câncer, por exemplo, podendo decidir o tratamento ideal.

Não existem contraindicações para os dois tipos de biópsia do colo do útero. Mas, a paciente deve evitar relações sexuais nos 2 dias que antecedem o exame. Assim como o uso de absorvente interno, cremes, pomadas ou supositórios vaginais nas 48 horas anteriores.

Se for feita uma biopsia do colo do seu útero, você pode um sangramento vaginal leve durante uns dias. Se você recebe o tratamento pela crioterapia, pode ter um exsudato (corrimento) vaginal aquoso por até quatro semanas. Embora seja improvável, você também pode ter hemorragia vaginal intensa.

Tanto o câncer de colo de útero, quanto essa ferida pré-cancerosa são causados pelo vírus HPV, vírus transmitido, na maioria das vezes, através da relação sexual. Hoje em dia é possível afirmar que quase 100% dos casos de câncer do colo de útero e as lesões pré-cancerosas são causados pelo HPV.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Se estamos com uma infecção no colo do útero que exige antibiótico, isso não é uma ferida tampouco: é uma infecção e precisa ser tratada. Se temos alteração de papanicolau (nic 1, 2 ou 3), isso é uma alteração pré-maligna que merece tratamento e explicação.

Recuperação do procedimento
A cauterização das lesões do colo do útero não apresenta tanto impacto para a mulher, e a recuperação pode levar até um mês.

Normalmente, é necessário o uso de sutura (pontos) para o fechamento da ferida resultante que serão retirados em cerca de 7 dias.

Bruno Benigno recomenda que sejam evitadas atividades como academia, andar de bicicleta e o próprio ato sexual de quatro a cinco dias depois da biópsia.

Repouso relativo por 24 horas após a realização do exame, permanecendo em São Paulo, preferencialmente deitado sobre o local da biópsia. Pode ir ao banheiro, tomar banho. Andar somente após esse período de repouso. Pode ser necessário ficar algum tempo sem trabalhar, dependendo do tipo de trabalho que desenvolve.

Não há contra indicações absolutas para realizar o exame de Papanicolau. A menstruação e relação sexual no dia do exame são contra indicações relativas, ou seja, se possível deve-se aguardar o término do período menstrual e manter abstinência nas 48 hs que antecedem o exame.

É recomendável não realizar relação sexual na véspera do exame matinal de urina, no sentido de evitar aumento de leucócitos e hemácias na amostra. Nos casos em que há relação sexual, é possível que seja encontrado espermatozóides na amostra a ser analisada.

O preço do exame biópsia custa o valor de A partir de R$ 330.

Para cuidar de sua ferida, lave suavemente a área de biópsia com água e sabão neutro. Enxágue bem e seque delicadamente com um pano limpo. Para manter a ferida úmida e ajudá-la a cicatrizar mais rapidamente, aplique vaselina de um tubo de aperto na ferida.

Normalmente sim. Depende um pouco do tipo e local da lesão.. Mas vai precisar, de um pouco de repouso e alimentação mais líquida e pastosa fria.

- Não ter relação sexual nas primeiras quatro semanas após a cauterização. - Utilizar a pomada ginecológica conforme orientação de seu médico, fazendo a higiene local externa antes da aplicação da pomada.

Tratamento mais indicado para feridas no colo do útero
Outra opção de tratamento é a cauterização, um procedimento no qual a ferida é tratada através do uso de calor ou corrente elétrica para remover ou destruir o tecido afetado.