Qual o risco de gás encanado?

Perguntado por: iaraujo7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Toxicicidade – a queima de gás natural em aquecedores gera o monóxido de carbono que traz risco à saúde caso inalado por muito tempo. Mais espaço – não ocupa espaço como o botijão. Preço – o gás natural tende a ser mais caro que o gás de botijão. Manutenção – exige manutenção em mais aparelhos.

O gás canalizado apresenta um cheiro peculiar. Esse odor facilita a identificação de vazamentos. Quando algum ou vários moradores sentem intenso cheiro de gás é sinal de que está acontecendo algo suspeito.

O registro de gás encanado deve preferencialmente ficar fechado durante a noite e toda vez que a família sair de casa (se for para uma viagem então, o fechamento é imprescindível).

Em relação à diferença entre gás encanado e botijão, qualquer modelo de fogão consegue ser utilizado junto ao gás natural ou de cozinha. Um fator importante é a válvula e outras peças de tamanho menor, que devem estar encaixadas do jeito certo, assim como a saída do encanamento ou a mangueira do botijão.

Chamas vermelhas indicam uma quantidade desbalanceada de monóxido de carbono, substância nociva à saúde. Fique alerta para fazer uma limpeza ou manutenção no seu fogão. A cor da chama do seu fogão tem tudo a ver com a segurança da sua família e indica a qualidade do gás que chega até a sua cozinha.

A primeira lição que essa lei nos trouxe é que os botijões de gás, se não armazenados de maneira correta, podem causar vários problemas à vida dos moradores, pois uma explosão pode destruir parte do prédio e às vezes até matar algum morador.

Decreto 24714 proibia a entrada de botijão em prédios
A lei surgiu em 1987 justamente pelo descuido da população, que mesmo sob conscientização, certas vezes fez mal uso do equipamento, causando diversos acidentes domésticos, incêndios e vazamentos.

Apartamentos com gás encanado
Em caso de vazamento de gás, ele saberá quem chamar. Entre as opções, estão acionar a concessionária ou empresa que fornece para a central GLP. Outro opção é acionar a empresa ou profissional responsável pela manutenção do sistema, que irá analisar se existem falhas a serem corrigidas.

O risco mais óbvio de um vazamento de gás é a explosão. Quando se cria um bolsão de gás (ambiente onde o gás vazou por muito tempo), qualquer pequena faísca ou fonte de calor é capaz de criar uma explosão. O simples acender de uma lâmpada ou o ligar de um eletrodoméstico é capaz de fazer o gás entrar em combustão.

Ou seja, em contato com o organismo, se liga às moléculas de hemoglobina do sangue, responsáveis por transportar oxigênio e outros nutrientes. Dessa forma, quando há uma grande quantidade de CO no sangue, o corpo não consegue processar oxigênio suficiente e pessoa sofre a intoxicação, que pode ser leve ou mortal.

No sistema de gás encanado, o pagamento é feito após o uso, a partir do que foi consumido, proporcionalmente. Isso automaticamente gera economia, pois evita gastos desnecessários. Com o aumento do botijão de gás, utilizar o sistema encadeado é ainda mais vantajoso.

Basicamente, o gás encanado é instalado pela construtora quando o projeto é novo. Assim, desenvolve-se uma tubulação de cobre ou aço carbono, antes de entre a as chaves para os novos moradores. Alguns condomínios canalizam o gás de forma individual, ou seja, cada apartamento possui a sua própria instalação.

O gás encanado se trata de uma tarifa cobrada por uma concessionária. É idêntico às contas de água e luz que também é paga mensalmente. O valor total depende da concessionária.

O que acontece se não converter o fogão? Quando a conversão de fogão não é realizada, riscos como vazamento de gás, explosão e o comprometimento do fogão são uma realidade.