Qual o risco de engravidar depois de uma cesária?

Perguntado por: aresende3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

As mulheres que deram à luz através de uma cesariana têm um risco acrescido de ruptura uterina. Contudo, é raro que isso aconteça. Caso ocorra, o parto será feito com recurso a uma nova cesariana (de emergência). No entanto, a grande maioria das gravidezes e partos depois de uma cesariana decorrem sem complicações.

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

Demora como qualquer outra cirurgia. Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

Nos primeiros 42 dias do resguardo, há pouquíssima probabilidade de engravidar, e essa hipótese continuará baixa enquanto a mulher estiver amamentando por livre demanda, (no mínimo de 3 em 3 horas) que faz com que a ovulação seja inibida.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

O normal do pós parto é que o sangramento dure em média 10 dias, e pode chegar no máximo a 40 dias, nada além disso. O que pode acontecer é o sangramento durar alguns dias, parar, e retornar depois de alguns dias. Com isso a mulher pode ter a sensação que está todo o período sangrando.

Os fatores de risco que predispõem à ocorrência da rotura uterina incluem fatores intrínsecos da mulher, antecedentes ginecológicos e obstétricos, condutas obstétricas inadequadas e traumatismos. O maior fator de risco para ambas as formas de ruptura uterina é a cesariana anterior2,5-8.

É possível engravidar durante o aleitamento materno, mas isso não é muito provável. As mamãe que amamentam a livre demanda, ou seja toda a vez que o bebê quer, e que o bebê está em amamentação exclusiva, tem uma chance muito baixa de gestação.

A cesariana é feita através de uma pequena abertura na parede abdominal da mãe, normalmente através de uma pequena incisão na pele 2 a 3 cm acima da sínfise púbica (da púbis) com cerca de 10 cm de comprimento.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Para uma cesariana, é feita uma incisão na parte superior ou na parte inferior do útero. Incisão inferior: Esse tipo de incisão é mais comum. A parte inferior do útero é muito fina e tem menos vasos sanguíneos, fazendo com que a perda de sangue seja menor.

A coisa mais importante a saber sobre o sexo pós-parto é que você pode engravidar antes do retorno da sua menstruação (1, 2, 6). Isso ocorre porque a ovulação acontece antes do sangramento menstrual (1, 2, 6). Após a gravidez, o corpo volta aos seus padrões reprodutivos normais (2, 6).

Sabe-se que é possível engravidar antes mesmo da ocorrência da primeira menstruação pós parto, que normalmente se da entre 4 e 24 semanas após o nascimento, dependendo se a mulher está ou não em aleitamento exclusivo.

A famosa “pílula do dia seguinte” pode ser usada com segurança por todas mulheres que amamentam e que tiveram alguma relação desprotegida ou falha de método. Essa pílula deve ser tomada em até 72 horas após o ato sexual.

A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto. No entanto, se estiveres a amamentar, provavelmente só terás o período quando deixares de dar peito ao teu bebé.

Como perceber? Entre as alterações mais comuns da gestante que ainda amamenta estão mudanças no apetite, náuseas, quedas de pressão, tonturas, sensação de sonolência, aumento do volume abdominal e, depois de alguns meses, os movimentos do bebê.

Você ainda pode sangrar nas primeiras vezes que fizer sexo após o parto. Um pouco de sangramento e desconforto é totalmente normal. Isso significa que pode haver tecido cicatricial dentro ou em torno da vagina, que suavizará com o passar do tempo.