Qual o risco de dilatar a pupila?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A dilatação da pupila pode causar o fechamento do chamado seio camerular (responsável por drenar o líquido que forma o olho) levando a um aumento súbito da pressão ocular. Caso não diagnosticado e tratado, a pressão elevada pode causar danos ao nervo óptico levando ao Glaucoma.

O tempo que leva para a pupila dilatada voltar ao normal depende do organismo de cada pessoa, do tipo do colírio e da concentração do medicamento. Mas em geral, o efeito passa em cerca de seis horas.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

Olá! Sim, o exame é realizado após dilatar a pupila, então a visão para perto ficará embaçada durante aproximadamente 4h. Mas não impede atividades que exijam a visão para longe.

A sensação é parecida com a de fracassar em um teste na frente de todo mundo. Esse sentimento pode trazer tensão para o parto e aí nós já sabemos: a tensão aumenta a dor.

O colírio dilatador usado para o exame dos olhos geralmente dura de 4 a 24 horas, dependendo do tipo do colírio e do paciente individual. A dilatação da pupila tende a durar mais em pessoas com olhos de cor mais clara e, ocasionalmente, os olhos de uma criança podem permanecer dilatados por mais de 24 horas.

O critério de dilatação fica a cargo de cada médico, já que cada escola de formação orienta determinado tipo de dilatação e idade a qual deve ser aplicada. Mas em geral, se não houver variação significativa do grau não há necessidade de dilatação.

Para diminuir a dilatação da sua pupila, você deve ser paciente! Isso mesmo, você deve esperar algumas horas, pois, geralmente, a pupila volta ao tamanho normal em pouco tempo. A duração do tempo pode ser um pouco maior em casos de realização de exames de vista, em que colírios que dilatam a pupila são usados.

O tempo para a pupila dilatada voltar ao normal vária para cada paciente. No entanto, geralmente, pode demorar entre 3 e 24 horas, variando para menos ou mais.

Pupila dilatada: o que você pode sentir
Dificuldade em enxergar, principalmente de perto; Sensibilidade à luz (fotofobia); Ardência.

Por conta dessa dilatação terapêutica, a pessoa costuma ter dificuldade para enxergar por algumas horas, já que essa midríase faz com que a pupila permita a entrada de mais luz. Porém, caso essa sensação permaneça após 3-4 horas, pode ser necessário buscar avaliação com oftalmologista.

Com as pupilas dilatadas, você ficará mais sensível à luz e encontrará uma dificuldade de focar objetos próximos. Estes efeitos podem durar até várias horas, dependendo da força do colírio. O exame de fundo de olho é feito para se avaliar o olho por dentro.

O mapeamento de retina é um dos grandes avanços da medicina na área da oftalmologia e relativamente novo. Como o próprio nome sugere, o procedimento serve para fazer uma avaliação completa das estruturas da parte posterior do olho. Por isso, é tão importante para a oftalmologia e decisivo no tratamento dos pacientes.

Não é recomendado dirigir após a consulta oftalmológica completa, pois a dilatação torna a visão embaçada para perto e aumenta a sensibilidade à luz. Portanto, vá acompanhado ou usando outros meios de transporte.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação. No entanto, se for seu segundo parto, você deve ir ao hospital logo nas primeiras contrações regulares, porque a dilatação tende a ser mais rápida e a sensação de dor nem sempre é intensa.

Apesar da sua duração variar de mulher para mulher e de gestação para gestação, a bibliografia refere que esta fase pode durar entre 12 a 48 horas numa primeira gravidez e 5 a 14 horas nas seguintes gestações.

Por que é preciso dilatar as pupilas? Com as pupilas dilatadas, o oftalmologista conseguirá realizar um exame mais completo do fundo dos olhos e, assim, diagnosticar doenças que podem afetar a visão. Com a pupila em miose (no estado normal), seria como se ele tentasse ver uma sala através do buraco da fechadura.

Foque-se em objetos distantes ou desfoque os olhos.
Suas pupilas ficarão maiores quando estiverem se ajustando para se focar em algo distante. Outro modo de conseguir isso é desfocando os olhos, borrando a visão o máximo possível. Se tiver feito tudo corretamente, seus olhos ficarão relaxados.

O efeito dos colírios pode demorar até 8 horas para passar completamente e pode dar um pouco de sonolência principalmente em crianças menores. Por isso, ideal é não marcar compromissos importantes para o mesmo dia do exame.