Qual o rio mais sagrado do mundo?

Perguntado por: nvieira2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Ganges é o rio

O Ganges é o rio mais sagrado para os praticantes do hinduísmo que desde sempre veneravam a deusa Shiva e Ganga, as quais estão associadas. Por esse motivo, o rio é considerado uma divindade.

O rio é considerado sagrado para os hindus, que acreditam que ao banharem-se em suas águas durante o festival de Maha Kumbh Mela todos os seus pecados serão purificados. Aproximadamente 20 milhões de pessoas entram no rio durante a cerimônia, que dura 55 dias.

Sustenta metade da população indiana, pois nutre o gado e fertiliza as terras, graças à grande quantidade de sedimentos que carrega. Visto pelos hindus como a forma terrena da deusa Ganga, é considerado fonte de purificação da alma, apesar da péssima qualidade de suas águas.

Rio Citarum

Rio Citarum na Indonésia: possui 225 Km de extensão e segue seu curso até o Mar de Java e é considerado o rio mais poluído do mundo.

Rios mais poluídos do Mundo

  • Rio Yamuna (localizado na Índia, perto do Taj Mahal);
  • Rio Ganges (rio sagrado da Índia);
  • Rio Songhua (um dos mais longos da China).

“As primeiras civilizações começaram a se fixar ao longo de rios, consequentemente esses rios não eram só para o abastecimento da sociedade, mas também na questão do arado, porque a importância de algunas nas suas cheias, como o Nilo, Tigres e Eufrates, foram importantes para a sobrevivência do homem.

Em apocalipse 22:1-2 podemos ver que o rio principal em Éden flui do Trono de Deus e do Cordeiro e que a árvore da vida está na margem deste rio. Em seguida no livro de Gn 2:8-14 vemos este mesmo rio que sai em Éden para regar o jardim se dividindo em quatro rios; Pison, Giom, Hidequél e Eufrates.

Com nascente no Himalaia, o Ganges é um dos maiores rios do mundo. Hindus o consideram sagrado e acreditam que banhar-se em suas águas promove a limpeza dos pecados.

Alguns dos deuses mais amados da Índia possuem qualidades animais ou são praticamente animais. Existem dezenas de animais sagrados na Índia, mas os mais populares são o elefante, o macaco, a vaca, a cobra e o tigre. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal se você quiser saber a história de cada um deles.

As águas do rio Ganges, o mais sagrado da Índia, estão sendo tomadas por corpos, no momento em que o país asiático colapsa diante da pandemia de Covid-19. Centenas de corpos têm sido encontrados flutuando no rio ou enterrados nas areias de suas margens.

Os banhos acontecem na confluência de três rios sagrados: Ganges, Yammuna e Saraswati. Os peregrinos acreditam que banhar-se nestas água limpa seus pecados e os liberta do ciclo das reencarnações.

Poluição do rio Ganges
Apesar de ser o rio sagrado e puro (em termos religiosos) da Índia, o Ganges sofre com a extrema poluição em suas águas. Isso devido ao grande nível de industrialização do país, associado com a pouca oferta de saneamento básico e os rituais sagrados do hinduísmo.

No Hinduísmo, o rio Ganges é a personificação da deusa Ganga e é por isso considerado sagrado. Personificado como uma deusa, Ganga é cultada pelos hindus que creem que banhar-se no rio ocasiona a remissão dos pecados e facilita a libertação dos ciclos de reencarnação, de vida, morte e renascimento.

Rio Tietê

1º LUGAR – Rio Tietê
Diariamente, são 690 toneladas de esgoto no rio mais importante do estado. A mancha de poluição do rio que, na década de 1990, chegou a cem quilômetros, tem se reduzido gradualmente no decorrer das obras do projeto Tietê.

Com 30 km de extensão, o rio Verzasca é conhecido por ser o mais limpo e transparente do mundo.

1. Rio de Janeiro (média de 64 microgramas de poluentes por metro cúbico)