Qual o resultado normal do exame ácido fólico?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os valores normais de Vitamina B9 (Ácido Fólico/Folato) devem estar entre 3.10 – 20.50 ng/mL. Resultados fora da faixa normal devem ser acompanhados por um médico.

Ingerir uma dose excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária. Também pode ocorrer a deficiência de vitamina B12 e consequentemente uma anemia. A quantidade acima de 5000 microgramas por dia é considerada perigosa.

O ácido fólico é a vitamina B9 que pode ser facilmente encontrada em alimentos de cor verde escura como espinafre, couve e brócolis, além de cápsulas. Também conhecido como folato, o ácido fólico é uma das primeiras e mais importantes vitaminas recomendadas para gestantes.

O exame Ácido Fólico serve para detecção de deficiência de folato (condição inibitória da síntese de DNA desencadeadora de anemia megaloblástica) em gestantes, usuários de medicamentos inibidores do folato e pacientes com síndromes mal absortivas (doença celíaca, doença de Crohn, outras); monitoramento de terapia com ...

Boas fontes de ácido fólico incluem verduras de folhas verdes cruas, aspargos, brócolis, frutas (especialmente frutas cítricas), fígado, outras vísceras, levedura seca e pães, massas e cereais enriquecidos. O cozimento prolongado destrói entre 50% e 95% do ácido fólico nos alimentos.

(Ácido fólico)
A deficiência de folato é comum. Pode resultar de ingestão inadequada, má absorção e uso de vários fármacos. A deficiência produz anemia megaloblástica (indiferenciável daquela decorrente de deficiência de vitamina B12). Deficiência materna aumenta o risco de defeitos do tubo neural ao nascimento.

As causas comuns incluem má absorção, medicamentos e toxinas, estados de aumento da demanda e deficiência dietética. A má absorção hereditária de folato e outros defeitos congênitos no metabolismo de folato são causas raras.

O ácido fólico previne, além dos defeitos no tubo neural, outras deficiências congênitas, como a fissura labial, a fenda palatina e a má-formação dos membros inferiores e posteriores. Além disso, o ácido fólico pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e de câncer.

No entanto, é bem estabelecido na literatura científica que as pessoas com níveis de B12 entre 200 pg/ml e 350 pg/mL – níveis considerados “normais” – têm claros sintomas de deficiência de B12.

Os valores séricos normais de vitamina B12 variam entre 200 a 800 pg/mL (147 e 590 pmol/L), com variação entre laboratórios [7,8].

Uso do suplemento de ácido fólico
São eles: gravidez, lactação, anemia por deficiência de folato, excesso de homocisteína e sempre que houver deficiência medida no exame de sangue - estas são as indicações principais. Deficiências têm sido observadas em alcoólatras, em mais de 50 % dos casos.

O metilfolato, é a forma melhor absorvida do ácido fólico pelo nosso organismo, ou seja, após a ingestão de ácido fólico temos que transformá-lo em metilfolato, para que consiga realizar suas funções.

As deficiências de vitamina B12 e de folato (ácido fólico) causam anemia megaloblástica. Na anemia megaloblástica, a medula óssea produz glóbulos vermelhos grandes e anormais (megaloblastos).

vitamina B9

O folato (vitamina B9) é encontrado em alimentos como feijões, vegetais verde escuros, frutas cítricas como a laranja, ovos, fígado, carnes, frutos do mar, entre outros. No Brasil, tem-se a fortificação mandatória (obrigatória) das farinhas de trigo e milho com ácido fólico, que é a forma sintética do folato.

Também é possível suplementar tanto a vitamina D quanto o ferro, a vitamina B12 e o ácido fólico, mas é indicado consultar um endocrinologista antes de fazer uso de qualquer suplementação oral.

Ácido fólico ajuda no crescimento capilar? O ácido fólico participa do processo de replicação de material genético e proliferação das células. Esses passos são fundamentais para a renovação e crescimento de tecidos e estruturas como pele, unhas e cabelo.

O ácido fólico é um medicamento bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Raramente podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, tais como náuseas, distensão abdominal (inchaço), flatulência (gases) e reações alérgicas, tais como eritema (vermelhidão), prurido(coceira) e/ou urticária(ardência).

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, também conhecida como vitamina B9 e folato. É essencial na gravidez devido ao seu papel na multiplicação celular. Recomenda-se a ingestão de ácido fólico até três meses antes da mulher engravidar.

A associação entre B12 elevado e cânceres sólidos foi demonstrada por dois estudos de base populacional: um B12 > 800 pmol/L (1084 ng/L) foi associado a um diagnóstico de câncer no ano seguinte com uma Razão de Incidência Padronizada de 6,3 [IC 95% 5,7-6,9] em uma coorte dinamarquesa, e um B12 entre 800 e 1000 pmol/L ( ...