Qual o resultado ideal para albumina?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

3,5 - 5,2 g/dL.

As maiores concentrações de albumina no sangue, também denominada como hiperalbuminemia, está geralmente relacionada à desidratação do corpo. A desidratação ocorre por uma série de motivos, sendo os principais a falta de ingestão de água (extremamente prejudicial para os processos metabólicos) ou por diarreias.

O que significa o resultado do exame? Níveis baixos de albumina são vistos em doenças hepáticas, em doenças renais e quando há desnutrição. Se a suspeita for de doença hepática, são pedidos outros exames, como enzimas hepáticas, para determinar o tipo de doença.

O exame da albumina é solicitado quando há suspeita de doenças renais e hepáticas, principalmente, sendo verificado nesses casos baixa concentração de albumina no sangue, o que leva o médico a solicitar exames complementares para que possa concluir o diagnóstico.

Quais são os resultados possíveis para o exame Proteínas Totais e Frações?

Valor de referência
Proteínas totaisentre 6,0 e 8,0 g/dL
Albuminaentre 3,5 g/dL e 5,2 g/dL
Globulinasentre 1,5 e 3,5g/dL

A albumina em excesso pode sobrecarregar os rins e provocar problemas renais. Entre as contraindicações, gestantes e lactantes e pessoas com alergia a ovo devem evitar consumir um suplemento de albumina. Adolescentes, crianças e idosos com enfermidades só podem tomar o suplemento depois de consultar um médico.

A concentração de albumina é afetada pelo funcionamento hepático, pela disponibilidade de proteínas na dieta, pelo equilíbrio hidro-eletrolítico e por perdas da proteína em algumas doenças. A única causa de aumento da albumina plasmática (hiperalbuminemia) é a desidratação.

RPC < 0,5 é considerada normal; – RPC entre 0,5 e 1,0 é questionável para proteinúria renal; – RPC > 1,0 é indicativa de proteinúria renal.

Para saber se sua alimentação apresenta déficit de proteínas, você pode ficar atento a alguns sintomas como: fragilidade e perda de cabelo, linhas nas unhas (mãos e pés), pigmentação reduzida no couro cabeludo, pele escamosa, dores musculares, má cicatrização de feridas e edema (acúmulo anormal de líquido).

É um marcador do metabolismo das proteínas no organismo. Níveis baixos de albumina podem indicar um problema de saúde no fígado (produção) ou nos rins (eliminação).

Entre as principais consequências do excesso de proteínas, destacam-se o aumento do risco de doenças cardiovasculares, pedra nos rins, aumento de peso e problemas no fígado. Para evitar complicações, é fundamental ter moderação e conhecer a quantidade ideal de proteínas que se deve comer.

Através do exame de Proteínas Totais e Frações é possível avaliar o estado nutricional e a presença de diversas doenças hepáticas, renais e hematológicas, que causam variações na quantidade de albumina e globulinas presentes no sangue. A albumina tem como função manter o sangue dentro das artérias e veias.

As proteínas de origem animal – carne, ovos, leite e derivados – são chamadas proteínas de alto valor biológico, já que apresentam maior concentração de aminoácidos. De acordo com especialistas, esse tipo de alimento é composto pela quantidade suficiente de proteínas essenciais para o nosso organismo.

Como usar o Albumina Humana? Albumina Humana pode ser administrado por via intravenosa, não diluído ou após diluição em uma solução isotônica (por exemplo, glicose 5% ou cloreto de sódio 0,9%). Soluções de Albumina Humana não devem ser diluídas com água para injeção, pois isso pode causar hemólise nos pacientes.

A albumina é a menor dentre as mais importantes moléculas protéicas. Em consequência disso, tende a se perder pela urina sempre que ocorre um dano nos glomérulos renais.

No peito de frango, em peixes como o salmão, atum e sardinha. Peito de peru também é uma ótima fonte de proteínas, o camarão, filé de tilápia. Já em alimentos de origem vegetal a albumina pode ser encontrada na aveia, na pasta de amendoim, ervilha, amêndoas, brócolis, na soja, quinoa, na semente de chia.

Uma colher de sopa de albumina (14g), equivale a 3 unidades de clara de ovo, com 9g de proteínas. É uma forma muito prática de conseguir proteínas de tão elevado valor biológico.

Este processo ajuda nosso corpo a manter níveis normais de creatinina que variam de acordo com o tamanho da pessoa e massa muscular. Um intervalo normal para homens está entre 0,6 e 1,2 mg/dl e um intervalo normal para mulheres está entre 0,5 e 1,1 mg/dl.

“Os valores normais de creatinina no sangue podem variar de acordo com o laboratório, além de serem diferentes entre homens e mulheres. Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL”, explica.

Depuração da Creatinina Adulto Masculino 97 – 137 mL/min/1,73 m2 Adulto Feminino 88 – 128 mL/min/1,73 m2 Crianças 70 – 140 mL/min/1,73 m2 Para converter os valores de mg/dL em mmol/L (SI) multiplicar por 0,0884.

Continuar lendo Faz bem tomar albumina?