Qual o repouso de cirurgia de varizes?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

De acordo com as recomendações do cirurgião vascular, o paciente deve ficar em repouso, em casa, nas primeiras 24 horas após a cirurgia, retornar à rotina diária entre 1 e 2 dias, realizar atividades físicas depois de uma semana e não expor a pele ao sol por pelo menos 30 a 45 dias após o procedimento.

Praticamente não há restrições no pós-operatório e no dia seguinte o paciente está liberado para andar, subir escadas, dirigir, etc. O que vai determinar o retorno às atividades habituais do paciente, é o conforto em realizar estas atividades.

Depois de 10 dias, o paciente deve retornar ao médico que o operou para avaliação das feridas operatórias e do processo de recuperação como um todo. É comum que manchas escuras apareçam após o procedimento cirúrgico: elas irão sair com o tempo e mostrar pernas mais bonitas e saudáveis.

Em princípio indica-se o uso da meia pós-cirurgia para o período que vai de 2 até 7 dias após o procedimento. A saber, as primeiras 48 horas após a cirurgia sempre são as mais críticas para evitar a formação de trombos. Normalmente, recomenda-se o uso da meia durante o dia, retirando-a antes de ir dormir.

As primeiras 48 horas após a cirurgia são as mais importantes, pois é neste período que os trombos costumam se formar. Mas, isso pode acontecer até 14 dias depois.

É importante elevar as pernas na hora de dormir
O paciente deve dormir da forma mais confortável possível. Ele deve elevar os membros inferiores com um travesseiro para trazer alívio e melhora do inchaço pós-operatório”, afirma o angiologista Bruno Constantin.

Normalmente o paciente sairá do hospital com curativos (ataduras) nas pernas. Após dois dias da cirurgia, é orientado retirar os curativos, limpar as pernas e dar início ao uso da meia elástica. Meia elástica é calçada pela manhã, após um período de 10min das pernas elevadas, e retirada antes de dormir.

As principais complicações relacionadas à cirurgia de varizes são: Trombose Venosa Profunda. Embolia Pulmonar. Infecção de ferida operatória.

No geral eu combino com os pacientes treinos de membro superior e abdômen após 7 a 14 dias da cirurgia, que é o mesmo tempo que dá para voltar a fazer uma caminhada. Exercícios de musculação de membro inferior já com 14 dias com carga menos intensa, e depois com retomada gradual.

A caminhada é um dos principais exercícios para auxiliar nos problemas vasculares. Além de possuir baixo impacto, a caminhada também fortalece os músculos das panturrilhas, tonificando a região das pernas. Outro exercício que pode ser feito no pós cirúrgico de varizes é o ciclismo.

As Ataduras devem ser retiradas após 48h da cirurgia. Os adesivos (micropore) só devem ser retirados no 5º dia.

O tempo de duração do inchaço varia em cada caso, mas em geral é possível afirmar que costuma desaparecer entre duas a quatro semanas. No entanto, de acordo com a cirurgia e o grau do trauma, pode levar de três a seis meses para desaparecer por completo.

O custo da cirurgia de varizes pode variar dependendo do tipo de cirurgia realizada, mas em geral custa entre R$ 4 mil e R$ 20 mil. No entanto, esse valor da cirurgia de varizes pode variar bastante de acordo com os custos cobrados pelo hospital ou clínica onde o procedimento for realizado.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porque cada organismo tem um tempo de resposta à sustância que foi injetada. O mais comum é que os resultados sejam aparentes em até uma semana após o procedimento, isso quando o paciente toma todos os cuidados recomendados pelo médico.

Após a retirada da veia, o funcionamento do corpo pode até melhorar, pois o fluxo do sangue é assumido por veias saudáveis. Dessa forma, os sintomas como inchaço, cansaço e dor nas pernas são solucionados.

Não use meias de compressão para dormir
As meias de compressão são indicadas tanto para o controle dos sintomas das varizes quanto para acelerar o período pós-operatório. No entanto, não é recomendado o uso durante o período da noite, quando a paciente estiver dormindo, apenas durante o dia.