Qual o remédio que substitui o sulfato ferroso?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Mas o ferro quelato foi proposto como uma alternativa ao sulfato ferroso em virtude das vantagens que apresenta em relação ao primeiro. No caso do ferro glicinato, tem-se, em sua composição química, uma molécula de ferro acoplada a duas moléculas de glicina, que é um aminoácido.

De maneira geral, diversos estudos indicaram que a suplementação com ferro bisglicinato quelato é superior ao sulfato ferroso na correção da anemia e aumento das reservas de ferro do organismo, além de causar menor incidência de efeitos colaterais que poderiam reduzir a adesão do paciente ao tratamento.

O bisglicinato ferroso, também conhecido como ferro quelato, é um tipo de suplemento de ferro amplamente utilizado no tratamento da anemia por deficiência de ferro. Ele é conhecido por sua alta biodisponibilidade e menor incidência de efeitos colaterais em comparação com outros suplementos de ferro.

A ferripolimaltose é indicada para o tratamento de pacientes com anemia por deficiência de ferro e intolerância ao sulfato ferroso, conforme descrito em Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.

ou em até 3x de R$7,66.

Adote uma dieta rica em ferro
O ferro é um dos principais constituintes da hemoglobina e, sem este, o organismo é incapaz de a produzir nas quantidades necessárias. Para prevenir esta insuficiência, assegure-se que a sua dieta inclui alimentos como carne vermelha, peixe, feijão, gema de ovo e frutos secos.

O sulfato ferroso e outros medicamentos à base de ferro são amplamente usados em todos os níveis do Sistema de Saúde, da atenção primária à terciária. Eles existem tanto em formulações via oral quanto injetáveis e estão, claramente, indicados em casos de anemia ferropriva.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Devido à alta estabilidade do ferro quelato, COMBIRON, diferentemente dos sais de ferro inorgânicos como sulfato ferroso, não sofre diminuição da absorção por interação com medicamentos, hormônios esteroides, anticoncepcionais orais, glicosídeos cardíacos, quando forem empregados concomitantemente.

Ambas aplicações (venosa ou muscular) possuem ação mais rápida e melhor absorção que a via oral, proporcionando um resultado mais rápido. O grupo de medicamentos que engloba Noripurum e outros, é indicado para reposição de ferro em casos de anemias causadas por deficiência no organismo.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.

Use camomila, erva cidreira e hortelã. Caso goste, pode fazer um chá com as folhas do agrião. Mulungu, melissa, camomila, evite chá verde, chá mate e chá preto. Espero que esteja suplementando ferro.

A cafeína prejudica a absorção de ferro --e também de cálcio e vitamina C.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.