Qual o remédio que substitui o hidroclorotiazida?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Princípio Ativo: hidroclorotiazida

ReferênciaPrincípio AtivoSimilar Equivalente
CloranahidroclorotiazidaDiurix
CloranahidroclorotiazidaHidroflux
CloranahidroclorotiazidaHidroflux
CloranahidroclorotiazidaHidroless

Alguns dos principais remédios diuréticos usados são:

  1. Furosemida. ...
  2. Hidroclorotiazida. ...
  3. Espironolactona. ...
  4. Amilorida. ...
  5. Hidroclorotiazida e Espironolactona.

Se não houver contraindicações, os tiazídicos devem ser a primeira, ou no máximo, a segunda escolha no tratamento da hipertensão. Nos pacientes com insuficiência renal avançada, porém, os tiazídicos não funcionam bem. Neste caso específico, o melhor diurético para baixar a pressão arterial é a furosemida.

Tomo Losartana duas vezes ao dia , posso trocar por hidroclorotiazida ? Olá, boa tarde. Não se pode substituir a losartana por outra classe de remédios. Teríamos que ver o porquê de você querer substituir e se essa seria a melhor escolha para troca.

Diuréticos poupadores de potássio (espironolactona):
A única classe que não interfere na excreção de potássio, mesmo potencializando a diurese, é também a mais fraca em ação diurética.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

1 - Diuréticos
Existem várias classes de diuréticos, sendo que os principais remédios indicados pelos médicos são clortalidona, hidroclorotiazida, indapamida, furosemida, bumetanida, espironolactona ou amilorida.

Losartana Potássica é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos componentes do produto. O uso concomitante de Losartana Potássica com produtos contendo alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus e insuficiência renal (TGF < 60 mL/min/1,73m2).

Ambos são diuréticos. No entanto, tem indicações diferentes. Hidrocloratiazida é utilizada principalmente para o controle da hipertensão. Já a Furosemida, é utilizada para controle de condições como: insuficiência cardíaca, insuficiência renal e cirrose.

Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações. O consumo abusivo de diuréticos, assim como acontece com qualquer outro grupo de medicamentos, traz sérios problemas para a saúde.

Um dos tipos de diuréticos mais usados é o diurético de alça, sendo o mais famoso furosemida, conhecido também como Lasix. O furosemida é um dos diuréticos mais potentes no mercado, já que o medicamento tende a aumentar até 50 vezes a quantidade de sal eliminado pela urina.

Portanto, por se tratar de diurético, quanto mais água e sal você consumir, mais vai reter líquidos, e a tendência é que precise cada vez mais de doses mais elevadas. Se você não tiver nenhuma dessas condições citadas acima, considerar passar em avaliação médica para possível troca da medicação.

A Hidroclorotiazida é um medicamento diurético, ou seja, que aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina. Sua ação colabora no tratamento da pressão alta, de inchaços associados a problemas cardíacos e renais, bem como da cirrose hepática.

A manutenção de pressão elevada pode levar a dano renal. Além disso , alguns anti-hipertensivos como enalapril, captopril e losartana, tem efeito de proteção renal. O uso contínuo de anti-hipertensivos é um grande aliado a proteção dos rins.

A losartana é uma excelente primeira opção no tratamento da hipertensão, enquanto os betabloqueadores (família do atenolol) são a quinta opção - ou utilizados em situações específicas como pós infarto.

Qual é a pressão ideal para o idoso? A pressão ideal do idoso deve ser até 120 x 80 mmHg. No entanto, pode ser considerada aceitável até 149 x 89 mmHg. Caso exista a presença de outras condições, como Diabetes, Insuficiência Renal e Doença Cardíaca, ela precisa ser mais controlada.

Alguns alimentos podem servir como diurético natural, confira uma lista com os oito melhores diuréticos naturais.

  1. Café Imagem editada e redimensionada de Nathan Dumlao, está disponível no Unsplash. ...
  2. Extrato de dente-de-leão. ...
  3. Cavalinha. ...
  4. Salsa. ...
  5. Hibisco. ...
  6. Cominho. ...
  7. Chá verde e preto. ...
  8. Nigella Sativa.

Devido sua ação diurética é preferível que se tome à noite, senão pode levantar várias vezes para urinar, atrapalhando o seu sono. Além do que é mais comum que os níveis pressóricos aumentem mais pela manhã devido a rotina do dia a dia.

Ótimos para combater o inchaço e a retenção de líquido, alguns chás têm poderes anti-inflamatórios e antioxidantes

  • Chá de hibisco. Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de cavalinha. ...
  • Chá de casca de abacaxi.