Qual o remédio que substitui o Citoneurin?

Perguntado por: lmorais . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Dexametasona (oral; injetável)

Citoneurin 5000 é contraindicado para:

  1. Pessoas com reconhecida hipersensibilidade (alergia) à vtiamina (vitamina B1) ou a qualquer outro componente do produto;
  2. Pacientes com mal de Parkinson sob tratamento com medicamento contendo somente levodopa;
  3. Crianças de qualquer idade.

Do rol apresentado, apenas "Citoneurin" (Cianocobalamina + cloridrato de piridoxina + nitrato de tiamina) não está disponível no SUS - nessa associação específica.

Indicação. Citoneurin é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos), que são manifestações de neuropatia e podem se evidenciar através de sintomas como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

A vitamina B12 ou cobalamina promove diversos benefícios para a saúde. Além de fortalecer a imunidade, ajuda no desenvolvimento de células do sangue e do sistema nervoso central.

A posologia usual é uma injeção (ampola I + ampola II – solução vermelha) a cada três dias. A duração do tratamento deve ser determinada pelo seu médico.

Dor e irritação no local da injeção, enjoo, vômitos, diarreia, dor abdominal, transpiração excessiva, batimentos cardíacos, acelerados, coceira, urticária, acne, lesões da pele inflamadas. Choque anafilático pode ocorrer numa frequência muito rara (menos de 0,01% dos pacientes que utilizam o medicamento).

Indicação. Citoneurin é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos), que são manifestações de neuropatia e podem se evidenciar através de sintomas como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

É contraindicado para uso em crianças de qualquer idade. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Devido a redução no sangue há um aumento de uma substância homocisteína (aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de doenças do coração e nos sistema nervoso central). Na maioria dos casos, tomar uma vitamina do complexo B não leva a ganho de peso.

081-1 CITONEURIN® não deve ser usado por pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, úlceras no estômago e duodeno, diabete e infecções graves ou alergia a qualquer um dos excipientes.

Funciona como coenzima nas reações de descarboxilação oxidativa do ácido pirúvico até acetil-coenzima A, ponte entre a glicólise anaeróbia e o ciclo do ácido cítrico, necessária para a síntese de proteínas e lipídios, assim como do neurotransmissor acetilcolina.

Monovin B1 é indicado nos estados carenciais de Vitamina B1, que podem provocar nos animais a polineurite (comprometimento simultâneo de diversos nervos), descrita como intoxicação causada pelo acumulo excessivo de piruvato no sangue e nos tecidos, em todas as espécies animais.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

Aliás, a carne vermelha é campeã em vitamina B12. Ao ingerir 100 g de carne de porco ou de boi consumimos 2 mcg de vitamina B12. No fígado encontramos cerca der 70,4 mcg da mesma vitamina.

Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde. Isso porque, se elas forem ingeridas em excesso, podem levar a reações alérgicas, além de causar toxicidade ao organismo.

Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  1. Palidez na parte inferior das pálpebras;
  2. Cansaço ou fadiga;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas;
  6. Coração acelerado;
  7. Dor de cabeça;
  8. Dores musculares.

Sua meia-vida biológica é longa, cerca de 36 a 72 horas, o que permite seu emprego em intervalos de dois a três dias. Antagonizando as reações inflamatórias, a dexametasona proporciona rápido alívio da dor em processos de origem reumática ou traumática.

Citoneurin® 5000 injetável: uma injeção (ampola I + ampola II – solução vermelha) uma vez por semana ou conforme orientação médica. A duração do tratamento deve ser determinada pelo seu médico.

Dexalgen® atua diminuindo a dor e a inflamação. A dexametasona é um glicocorticosteroide de elevada potência anti-inflamatória que modifica a resposta imune a diversos estímulos.